Idoso morre após cair de lancha desgovernada no Lago Paranoá, em Brasília

Um idoso, de 73 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória após cair de uma lancha no Lago Paranoá, no Distrito Federal, na tarde do último sábado (29). A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu já no hospital.

Ao chegar no local, os bombeiros encontraram duas vítimas que haviam caído de uma embarcação. Uma delas, de 65 anos, era um homem que conseguiu sair sozinho da água, estava consciente e não precisou ser conduzido a uma unidade hospitalar.

No entanto, a outra vítima, um idoso de 73 anos, foi resgatado por pessoas que estavam às margens do lago e em outras embarcações. Ao ser atendido, os socorristas constataram que o homem estava sofrendo uma parada cardiorrespiratória e iniciaram os protocolos de reanimação.

Passados, aproximadamente, 40 minutos de atendimento, a vítima teve seus batimentos cardíacos restabelecidos, e foi levada para um hospital das proximidades. Já uma terceira pessoa, que não foi identificada, também ocupava a embarcação, caiu na água, porém conseguiu sair sozinha e não se encontrava no local.

Os bombeiros afirmaram que a lancha utilizada pelas vítimas ficou à deriva, se chocou com um muro às margens do Lago Paranoá e ficou aos cuidados da Marinha do Brasil. Ainda não se sabe a dinâmica dos fatos que teriam causado o acidente.

Em nota, a Marinha do Brasil (MB) informou que a Capitania Fluvial de Brasília (CFB) instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN) para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

“A MB reforça seu compromisso de zelar pela salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação, nas águas jurisdicionais brasileiras, e a prevenir a poluição hídrica oriunda de embarcações e relembra que existe um telefone disponível, ininterruptamente, para atender a emergências marítimas e fluviais: 185’, completou em nota.

Para auxiliar no resgate das vítimas, foram enviadas quatro viaturas, uma lancha, uma moto aquática e uma aeronave. A Polícia Civil e Militar do Distrito Federal também foram acionadas.

A Polícia Civil do Distrito Federal confirmou o óbito do homem de 73 anos, que não teve a identidade revelada, e informou que o indivíduo de 65 anos, também envolvido no acidente, não sofreu ferimentos graves.

Ainda, segundo a autoridade, o piloto da lancha foi identificado e as circunstâncias do ocorrido serão investigadas.

*Sob supervisão de Bruno Laforé

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/idoso-morre-apos-cair-de-lancha-desgovernada-no-lago-paranoa-em-brasilia/