Incêndio em plataforma de petróleo no RJ deixou 32 feridos

O incêndio de grandes proporções que atingiu a plataforma de petróleo PCH-1 (Cherne 1), localizada na Bacia de Campos, a aproximadamente 130 km da costa de Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro, deixou, até o momento, 32 trabalhadores feridos. O fogo começou na manhã desta segunda-feira (21).

Os feridos tiveram queimaduras ou inalaram fumaça, segundo levantamento do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense).

O incêndio começou por volta das 7h25 e só foi totalmente controlado às 11h25, após cerca de quatro horas de combate às chamas. A plataforma, que está fora de operação desde 2020, teve o escoamento de gás interrompido por segurança.

Durante o incidente, um funcionário caiu no mar, mas foi resgatado com vida pela embarcação de apoio Locar XXII. Ele apresentava queimaduras leves e estava consciente no momento do resgate.

Segundo o Sindipetro-NF, 32 trabalhadores foram desembarcados para atendimento médico em hospitais de Campos (Unimed e Hospital Doutor Beda) e de Macaé (HPM e Unimed). Desses, 14 sofreram queimaduras, enquanto os demais apresentaram sintomas por inalação de fumaça.

O sindicato ressalta que o número de vítimas pode ser ainda maior, uma vez que trabalhadores seguem desembarcando das unidades de apoio aéreo em Campos e Macaé, e nem todos os casos foram oficialmente contabilizados.

Em nota, o Sindipetro-NF expressou preocupação com o episódio, afirmando que tem denunciado há anos a falta de investimentos em manutenção e segurança das plataformas. “Os acidentes recorrentes são resultado direto de anos de negligência, que levaram ao sucateamento das instalações offshore”, declarou a entidade.

A Petrobras, por sua vez, afirmou que uma comissão será criada para apurar as causas do incêndio e que os trabalhadores não essenciais estão sendo desembarcados preventivamente para que seja avaliada a integridade da unidade.

A diretora do Sindipetro-NF, Bárbara Bezerra, e a assistente social Danielle Araújo prestaram apoio aos feridos e seus familiares nos hospitais. O sindicato ressaltou que segue acompanhando os desdobramentos do caso.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/rj/incendio-em-plataforma-de-petroleo-no-rj-deixou-32-feridos/