O relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Ecossistema Great People & GPTW, aponta que 51,6% dos especialistas do mercado de trabalho afirmam ter dificuldade para lidar com as diferentes gerações e suas expectativas no mundo corporativo. A principal delas é a Geração Z.
Segundo o documento, 68,1% dos entrevistados apontam que o “match” com essa geração, formada pelos nascidos entre 1995 e 2010, não aconteceu. Os Baby Boomers, pessoas nascidas de 1945 a 1964, é a segunda colocada do ranking, e geram entraves para 11,4% do mercado.
“A Geração Z tem sido responsabilizada pelas outras gerações pela falta de comprometimento e impaciência na carreira”, aponta a pesquisa.
A Geração Y, também chamados de Millennials, nascidos entre 1981 e 1995, é a segunda mais “aceita” no mercado, com apenas 6,2% dos entrevistados relatando ter queixas.
Saúde mental
O relatório da GPTW aponta que, em 2023, pela primeira vez em sua série histórica, a saúde mental foi o principal desafio para a gestão de pessoas no ano, indicada por 36,9% dos respondentes.
A pesquisa revela que 96,9% das pessoas consideram a saúde mental e emocional um tópico importante na gestão de pessoas.
A percepção, no entanto, é de que menos da metade (47,2%) das empresas investe em maneiras de tratar seus funcionários, o que, por sua vez, reforça o movimento de saída da empresa.
Geração Z
30% das empresas tiveram que demitir um jovem da Geração Z após 30 dias do início do trabalho (Agência Brasil)
Um estudo do software para currículos ResumeBuilder, divulgado em janeiro deste ano, revelou que mais de 30% dos recrutadores preferem contratar trabalhadores mais velhos aos candidatos da Geração Z.
Ainda segundo a pesquisa, 30% das empresas tiveram que demitir um jovem da Geração Z após 30 dias do início do trabalho.
De acordo com dados do Glassdoor, site americano onde funcionários atuais e ex-funcionários avaliam anonimamente as empresas, essa geração deve ultrapassar os Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964) na força de trabalho este ano.
Segundo os profissionais de RH, já no recrutamento, 58% das pessoas da Geração Z não se vestem adequadamente, 57% não fazem contato visual e 42% têm exigências salariais irracionais. Além disso, 39% não se comunicam bem e 33% não parecem muito interessados ou engajados.
Depois, uma vez contratados, os trabalhadores da Geração Z tendem a se comportar de forma arrogante (60%) e são difíceis de gerir (26%), entre outras coisas.
Fonte: https://iclnoticias.com.br/lidar-com-a-geracao-z/