Papa morreu de AVC e insuficiência cardíaca fulminante, divulga Vaticano

Foto: Reprodução –

O Vaticano anunciou na tarde desta segunda (21) que a morte do Papa Francisco foi causada por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) seguido de um quadro de insuficiência cardíaca. Segundo a certidão médica do pontífice, ele entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35 no horário de Roma(por volta de 2h35 em Brasília).

O boletim médico do papa aponta que seu quadro foi agravado por uma pneumonia bilateral, bronquiectasias  múltiplas, hipertensão e diabetes tipo II. A morte foi confirmada por um eletrocardiograma e o atestado, assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, tinha 88 anos e se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após passar 38 dias internado em um hospital de Roma. Ele foi hospitalizado no Agostino Gemelli, em Roma, para fazer exames e tratar a bronquite no dia 14 de fevereiro.

O pontífice morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde 2013. Em comunicado oficial, o Vaticano afirmou que o religioso “retornou à casa do Pai” e fez uma homenagem.

“Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz o documento.

As cerimônias fúnebres ocorrem na tarde desta segunda e contam com a missa de sufrágio na Basílica de São João e Latrão, em Roma, e os ritos de constatação da morte e deposição do corpo. Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore.

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro latino-americano da história no posto e era o 266º Papa à frente da Igreja Católica. Ele ficou conhecido por seus discursos políticos, como críticas a líderes de países em guerra, e de combate à pobreza.

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/papa-morreu-de-avc-e-insuficencia-cardiaca-fulminante-divulga-vaticano/