Polícia Civil prende foragido acusado de quatro homicídios no Rio

Policiais civis da 12ª Delegacia de Polícia (Copacabana) prenderam nesta quinta-feira (17) o foragido da Justiça Yuri dos Santos Ribeiro, acusado de envolvimento em quatro homicídios qualificados. A ação foi coordenada pelo delegado Ângelo Lages e contou com o trabalho de inteligência da unidade.

Segundo as investigações, Yuri é integrante de uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro e atuava como executor de rivais e desafetos da organização. Ele foi identificado e localizado após cruzamento de dados e, em seguida, capturado e conduzido à delegacia para apresentação à autoridade policial.

“Esses mandados contra o Yuri são referentes a quatro homicídios, nos quais ele foi identificado como o autor. Inclusive, dois deles eram entregadores. Dois motoqueiros que trabalhavam na mesma empresa de alimentação e faziam entregas na área controlada pelo Comando Vermelho, facção rival. O grupo passou a desconfiar que eles estariam repassando informações para a facção adversária e acabou executando os dois”, afirmou o delegado Ângelo Lages, titular da 12ª DP (Copacabana).

De acordo com a Polícia Civil, o grupo do qual Yuri fazia parte é responsável por pelo menos 21 homicídios cometidos entre 2017 e 2021. Entre os comparsas estão Higor da Silva, com 36 anotações criminais, e Douglas Vieira, com 45 passagens pela polícia. Ambos possuem 14 mandados de prisão preventiva em aberto e seguem foragidos, assim como Kaique da Silva Pires, outro integrante da organização criminosa.

O líder do grupo, André Luís dos Santos Affonso, foi preso em fevereiro de 2022, enquanto o comparsa Flávio Igor está custodiado desde março de 2021.

A prisão de Yuri representa mais um importante passo no desmantelamento da célula responsável por uma série de execuções no Estado. A Polícia Civil segue na busca pelos demais foragidos e reforça a importância da colaboração da população através de denúncias anônimas.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/rj/policia-civil-prende-foragido-acusado-de-quatro-homicidios-no-rio/