Polícia prende dois em operação contra o tráfico de drogas no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou, nesta segunda-feira (14), um grupo criminoso especializado em tráfico de drogas e no comércio ilegal de insumos químicos usados para fabricar e adulterar entorpecentes.

A Operação Rota Amazônica cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços no Recanto das Emas, região administrativa a cerca de 30 quilômetros de Brasília. Em um dos imóveis, dois suspeitos foram presos em flagrante, por envolvimento direto no esquema.

Foi apreendido, ainda, uma grande quantidade de substâncias químicas como taurina, tetracaína, fenocaína e cafeína, usadas pelos traficantes para aumentar o volume e adulterar a cocaína, e, assim, ampliar os lucros. As investigações apontam que esses insumos eram adquiridos em outros estados e enviados ao DF por meio de plataformas de comércio eletrônico.

Também foram apreendidos tambores e sacos contendo substância pulverulenta branca, possivelmente para o refino de drogas; embalagens com a indicação “99%”, sugerindo alto grau de pureza das substâncias; balança de precisão e outros objetos para pesagem e fracionamento dos entorpecentes; uma arma de fogo semiautomática de calibre restrito com carregador municiado; e um veículo SUV de luxo, incompatível com a renda formal declarada pelos investigados

As diligências localizaram uma empresa de fachada que era utilizada para ocultar a origem e destino dos insumos químicos comercializados, bem como dos lucros obtidos da venda de drogas. Os dois presos devem responder por associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Somadas, as penas podem chegar a 32 anos de reclusão.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/centro-oeste/df/policia-prende-dois-em-operacao-contra-o-trafico-de-drogas-no-df/