Sem água: suspensão de abastecimento de bairros do Grande Rio passa de 30h

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) interrompeu a operação no sistema Imunana-Laranjal nesta quarta-feira (3) e está afetando o abastecimento em alguns bairros do Rio de Janeiro e cidades como São Gonçalo, Niterói e Itaboraí, parte de Maricá. A suspensão já completa 30 horas.

De acordo com o G1, a paralisação ocorreu devido à “alteração da qualidade da água bruta (ainda não tratada) no manancial de captação”, conforme comunicado conjunto da Cedae e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Uma equipe de emergência foi enviada para investigar a origem do poluente e as autoridades garantem que não há risco para os consumidores.

“A Cedae e o Inea tranquilizam a população de que não há risco de a substância chegar às residências, porque a captação só será retomada quando a água estiver totalmente adequada para consumo humano”, informou.

Sistema Imunana-Laranjal está parado devido à contaminação (Divulgação/Cedade)

Não há previsão para o retorno do sistema e a população é orientada a fazer uso consciente da água, adiando atividades não essenciais que demandem grande consumo.

Bairros em Niterói e São Gonçalo já estão sem água

Moradores de São Gonçalo e Niterói relataram dificuldades enfrentadas com o problema de  abastecimento. A paralisação afetou as atividades escolares nas duas cidades.

Prefeitura de Niterói pede economia

O prefeito de Niterói Axel Grael pediu, em pronunciamento no Instagram, que os moradores dos bairros afetados façam economia.

“Vamos cuidar para não desperdiçar neste período. Importante que estejamos precavidos e evitemos gastos desnecessários. Continuamos mantendo todos informados através das redes socias da Prefeitura de Niterói.”, afirmou Grael.

 

 

 

Fonte: https://iclnoticias.com.br/sem-agua-falta-de-abastecimento-passa-30h/