Dois acusados por envolvimento na morte do policial federal Lucas Caribé de Monteiro serão julgados pela Justiça Federal da Bahia. Decisão foi divulgada nesta quinta-feira (24).
Na denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), os investigados foram acusados por homicídio qualificado, tentativa de homicídio contra outros 19 agentes policiais e porte ilegal de arma de fogo.
A investigação aponta que os réus participaram de um ataque coordenado contra os agentes públicos, com o objetivo de retomar o controle territorial de uma área dominada por um grupo rival.
O MPF informou que o ataque foi orquestrado por lideranças de facção, de dentro de uma unidade prisional. Um dos envolvidos confessou a participação no crime, relatando o uso de armamento pesado e a atuação de dezenas de indivíduos.
Segundo decisão, o crime foi confirmado por laudos periciais, exames necroscópicos, registros audiovisuais e depoimentos colhidos durante investigação.
Os acusados seguem presos até o julgamento pelo Tribunal do Júri.
Relembre o caso
O policial federal, Lucas Caribé de Monteiro, foi assassinado em setembro de 2023, durante um confronto na região de Valéria, em Salvador, na Bahia.
O policial participava da Operação Fauda, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da Polícia Federal (PF) e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos.
Segundo informações da secretaria, outros dois agentes, um da PF e outro da Polícia Civil, ficaram feridos. No confronto, também morreram quatro homens suspeitos de integrar a organização criminosa.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nordeste/ba/suspeitos-de-matar-policial-federal-serao-julgados-na-ba/