Lula venceria no 1º turno com grande margem se eleição fosse hoje

Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quinta-feira (11) confirma que, caso as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Lula (PT) seria eleito no primeiro turno com 57% dos votos válidosJair Bolsonaro (Sem partido) ficaria em segundo, com 27% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) teria 0,05% e Sergio Moro (Podemos) e José Luiz Datena (PSL), 0,03%.

No primeiro cenário analisado, Lula receberia 44% dos votos, mais do que a soma de todos os demais nomes incluídos, que somam 33%. Bolsonaro terminaria com 21%; Ciro com 4%; Moro e Datena, 3%; João Doria (PSDB), 1%; e Luiz Henrique Mandetta (DEM), 1%. Rodrigo Pacheco (DEM, de mudança para o PSD), ficaria com 0%.

No cenário 2, com Eduardo Leite (PSDB-RS) no Lugar de Doria, Lula aparece com índice ainda mais alto (45%), contra 34% dos demais nomes somados.

Sem Bolsonaro, Lula segue com os mesmos 45% dos votos, contra 23% dos demais: Moro (8%), Ciro (6%), Datena (4%), Doria (2%), Mandetta (2%) e Pacheco (1%). Indecisos e que não responderam somaram 15%. Brancos e nulos, 17%.

Lula vence todos no segundo turno

O petista também vence todos os cenários pesquisados em um eventual segundo turno. Na disputa com Bolsonaro, Lula ganharia de 52% a 24%. Contra Ciro, a vitória seria por 49% a 15%. Contra Doria, Lula venceria por 53% a 10%.

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos canditados, o petista é citado por 28% dos entrevistados, bem à frente dos demais lembrados: Bolsonaro (15%), Ciro (2%) e Moro (1%).

Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve

A pesquisa mostra ainda que Lula é considerado o melhor presidente que o Brasil já teve, sendo lembrado por 41% dos entrevistados. Bolsonaro vem bem atrás, com apenas 15%. FHC soma 9%.

Já Bolsonaro lidera entre os piores presidentes que o Brasil já teve, com 43% – Lula soma 15%, Fernando Collor 10%, Dilma Rousseff (PT) 9% e FHC 3%.

Na comparação entre os dois, 59% dizem que Bolsonaro está sendo um presidente pior que Lula. O desempenho do atual governo é negativo para 51%. Já 69% desaprovam o desempenho de Bolsonaro como presidente. Outro dado relevante: para 70% tem corrupção no governo Bolsonaro.

Mais de 40% gostam do PT

Quando questionados sobre o que sentem em relação ao PT, 12% disseram ser petistas e 29% disseram que gostam do partido, mas não são petistas. Juntos, esses dois grupos somam 41%. Abaixo deles, 26% dizem que não gostam nem desgostam do PT; 15% dizem que não gostam, mas não chegam a detestar; e 11% disseram que detestam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro e ouviu 2.000 eleitores em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2% e o índice de confiança de 95%.

Leia a pesquisa na íntegra

Revista Fórum