Doenças psicossomáticas

 

Problemas de saúde, muitas vezes são um alerta de que o nosso emocional está mandando sinais de desequilíbrio

Embora muitas pessoas não saibam, saúde emocional e física andam sempre juntas. Por isso, com uma saúde mental fragilizada, muito provavelmente o corpo físico também desenvolverá formas de mostrar essa fragilidade. De acordo com a relação pensamentos/emoções e corpo físico, as doenças psicossomáticas nos indicam no corpo quais são as emoções que pedem uma atenção especial.

De acordo com a terapeuta Juliana Villordo, criadora da Essencialle Óleos e Aromas, “muitos problemas físicos são gerados, primeiramente, pelas nossas formas de pensamento”. Desse modo, com exceção de doenças hereditárias, que carregam consigo uma carga genética, alguns problemas físicos podem ser desencadeados em decorrência da nossa mente.

As doenças psicossomáticas são aquelas que, involuntariamente e inconscientemente, são provocadas por causas psíquicas. Depressão, ansiedade, medo, tristeza, vontade de controlar tudo e todos ao seu redor, autocobrança e outros problemas relacionados à saúde emocional tendem a evoluírem para além da esfera psíquica e atingirem níveis físicos.

Segundo Villordo, “um exemplo de doença psicossomática, com relação à constipação no intestino, pode estar muitas vezes relacionada ao perfil de pessoas controladoras ao extremo que precisam que tudo aconteça da sua forma, ao ponto de mandar uma frequência de tensão ao corpo que acaba, assim, afetando o intestino”.

Outro exemplo bem comum também são pessoas que comumente têm problemas de garganta, faringite ou problemas com a voz. Isso pode estar relacionado com pessoas que têm dificuldades de se expressar, seja por medo ou vergonha, que “engolem muitos sapos”, que têm dificuldade de se posicionar perante os outros por medo de rejeição ou aceitação.

“Mais do que tratar as expressões físicas dos problemas, é indispensável buscar a causa emocional”, afirma a especialista. Por isso, buscar um tratamento com terapeutas que integram mente e corpo é muito importante.

A terapeuta conta que, para os problemas emocionais, a aromaterapia é uma ótima alternativa de tratamento complementar com baixo custo e resultados eficazes. Na Essencialle Óleos & Aromas, por exemplo, você tem acesso a produtos criados para ajudar na saúde emocional. “Desde de blends em rollon, banhos de ervas, sprays fitoterápicos óleos, você encontra também uma variedade de itens que ajudam a trazer mais leveza, saúde e bem-estar ao seu dia a dia”, finaliza Villordo.

Juliana VillordoCEO da Essencialle Óleos & AromasTerapeuta especialista em Radiestesia FinanceiraInstrutora de técnicas de Cura Quântica

    Fonte: portalvarada.com/artigos/doencas-psicossomaticas