O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), relator do texto que regulamenta a reforma tributária na Câmara dos Deputados, destacou em entrevista ao CNN 360° a importância da transparência no novo sistema tributário brasileiro.
“Estamos mudando o sistema tributário. (…) Se mexer na carga tributária, todo mundo vai saber”, afirmou o parlamentar, enfatizando que a reforma trará maior clareza sobre os impostos pagos pelos cidadãos.
Impactos econômicos da reforma
Lopes ressaltou os potenciais benefícios econômicos da reforma, citando exemplos concretos: “Há um ano, as montadoras fecharam fábricas e depois nós aprovamos a reforma tributária que vai reduzir de 8 a 20% o custo de cadeias longas de produção. (…) Essas mesmas empresas anunciaram R$ 130 bilhões de investimentos”.
O deputado também mencionou o anúncio de investimentos significativos no setor siderúrgico, totalizando R$ 119 bilhões.
O relator argumentou que o novo sistema tributário permitirá que o Brasil volte a exportar produtos de valor agregado, não se limitando apenas a commodities. “Esse Brasil que envelheceu tem que ser dinâmico, tem que ser moderno, tem que ser de valor agregado”, declarou.
Simplificação e justiça tributária
Lopes criticou o atual sistema, afirmando que ele penaliza desproporcionalmente os mais pobres: “O imposto do consumo, quem paga são os pobres. Uma mãe negra com três filhos é explorada por esse sistema sem transparência”.
Ele defendeu que a reforma permitirá uma distribuição mais justa da carga tributária e promoverá a cidadania fiscal, conectando o Brasil ao sistema tributário mundial e impulsionando a competitividade do país.
O deputado concluiu ressaltando que o debate central da reforma é muito mais importante do que polêmicas pontuais, enfatizando o caráter estruturante das mudanças propostas: “Gerações sonharam e nós tivemos agora oportunidade de entregar a partir dos saberes daquelas gerações que acumularam”.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais
(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/a-cnn-relator-da-reforma-tributaria-defende-transparencia-de-novo-sistema/