Alexandre Silveira: “É fundamental aumentar a oferta de gás no país“

Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (28), o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, enfatizou a importância de aumentar a oferta de gás no país.

Segundo ele, é fundamental expandir a disponibilidade desse recurso energético para suprir as deficiências de oferta e preço, permitindo assim a reindustrialização brasileira.

Silveira citou exemplos como a exportação de minério de ferro sem beneficiamento devido à falta de competitividade do gás no Brasil.

Segurança alimentar em risco

O ministro também destacou os riscos à segurança alimentar nacional, já que o Brasil importa 95% dos fertilizantes nitrogenados, cuja produção depende do gás natural.

“Depois da guerra da Rússia com a Ucrânia, não há outro tema mais debatido no mundo, até para a soberania dos países, do que segurança energética e segurança alimentar”, afirmou. Ele ressaltou que o Brasil, conhecido como “celeiro de alimentos do mundo”, não pode continuar dependente das importações de fertilizantes.

Silveira defendeu os compromissos assumidos pelo presidente Lula durante a campanha, visando o crescimento econômico, geração de emprego e renda, combate à desigualdade e aproveitamento do potencial brasileiro.

Ele descartou conflitos com o ex-presidente da Petrobras, argumentando que o governo busca cumprir suas promessas.

O ministro mencionou ainda a inauguração da “rota 3” do gás no segundo semestre, além das rotas monopolizadas pela Petrobras, como parte dos esforços para ampliar a oferta desse insumo estratégico.

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/alexandre-silveira-e-fundamental-aumentar-a-oferta-de-gas-no-pais/