Brasil precisa mostrar que tem responsabilidade fiscal para atrair investimentos, diz ex-presidente da CNT

Clésio Andrade, ex-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), pediu que o Brasil acene à segurança jurídica e fiscal para atrair investidores ao setor.

Fundador do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Clésio concedeu entrevista ao CNN Cast durante o evento de celebração dos 70 anos da CNT, realizado em Brasília nesta quarta-feira (19).

Segundo o ex-presidente da CNT, o cenário econômico atual preocupa o setor. Clésio indicou que a gestão federal precisa sinalizar ao mercado que a responsabilidade fiscal é uma prioridade, a fim de atrair investidores.

“O importante é entrosar com a iniciativa privada para ter este volume de investimento. A quantidade de investimentos que o Brasil precisa é enorme”, disse.

Números apresentados recentemente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) indicaram que o Brasil investe cerca de 0,38% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura de transportes. O necessário para sanar o déficit no setor seria anualmente investir 1,96% do PIB, calcula a entidade.

Referência no setor, o economista Cláudio Frishtak levanta números semelhantes e indica em seus estudos dois esforços necessários para pavimentar o caminho destes investimentos: implementação de reformas que abram espaço fiscal para aportes públicos e melhorias tributárias e de regulação que incentivem agentes privados.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/brasil-precisa-mostrar-que-tem-responsabilidade-fiscal-para-atrair-investimentos-diz-ex-presidente-da-cnt/