EcoRodovias quer infraestruturas resilientes a eventos climáticos e terá sistema “real time“, diz diretora à CNN

Diretora de Sustentabilidade do grupo EcoRodovias, Monica Jaén afirmou em entrevista à CNN que a empresa vem trabalhando para ter infraestruturas resilientes às mudanças climáticas e contará com sistema “real time” para este fim.

Monica Jaén participou na manhã desta sexta-feira (21), em São Paulo, do CNN Talks cujo tema foi Economia Verde: Sustentabilidade é Oportunidade.

De olho em eventos extremos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas, a representante indica que “a resiliência climática é parte da estratégia da EcoRodovias”.

“Para evitar situações deste tipo, estamos construindo um plano de adaptação climática”, disse.

Segundo a diretora, a empresa vem desenvolvendo, por exemplo, um sistema que conta com sensores em taludes e monitoramento via satélite, que permitiriam atender rapidamente situações de emergência.

“Com este sistema, conseguimos agir rapidamente, fechar a rodovia e garantir a segurança das pessoas”, disse.

Atualmente, a EcoRodovias administra concessões rodoviárias que somam mais de 4 mil quilômetros em oito estados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/ecorodovias-quer-infraestruturas-resilientes-a-eventos-climaticos-e-tera-sistema-real-time-diz-diretora-a-cnn/