Em entrevista à CNN, o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, destacou a importância do equilíbrio fiscal na proposta do ministério para lidar com a desoneração da folha de pagamento.
Durigan enfatizou que o objetivo não é aumentar a carga tributária geral do país, mas sim compensar os benefícios concedidos a determinados setores.
Segundo o secretário, o relatório apresentado pelo senador Jacques Wagner e aprovado no Senado traz um conjunto de medidas que podem ajudar a compensar o benefício fiscal concedido este ano.
“A proposta traz um rol de medidas que pode nos ajudar sim a compensar esse benefício que foi colocado este ano”, afirmou Durigan.
Desafios para os próximos anos
O secretário também abordou os desafios futuros relacionados à compensação do benefício fiscal nos próximos anos.
Durigan explicou que será necessário compensar o impacto do benefício nas peças orçamentárias dos próximos três anos com mais receita.
“É preciso majorar um pouco a alíquota para outros setores para que a gente mantenha o equilíbrio”, disse.
Durigan ressaltou que, embora para alguns setores possa parecer um aumento de carga, para o conjunto da sociedade não se trata de nenhum aumento geral na tributação.
O objetivo, segundo ele, é manter o equilíbrio fiscal sem comprometer a estabilidade econômica do país.
O secretário-executivo da Fazenda também mencionou que, se a agenda proposta pelo ministério desde o fim do ano passado tivesse sido integralmente cumprida, não seria necessário discutir o tema da desoneração da folha ou eventual risco de déficit fiscal este ano.
No entanto, reconheceu que o processo democrático de debate resultou em ajustes nas propostas originais.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/estamos-propondo-um-equilibrio-fiscal-diz-secretario-da-fazenda-a-cnn/