Guedes culpa Bolsonaro por queda na economia – Hora do Povo

Paulo Guedes. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Paulo Guedes, ministro da Economia de Bolsonaro, disse nesta sexta-feira (10), em inglês, numa live com investidores estrangeiros, que o “barulho político” dos últimos dias poderia “desacelerar o crescimento” da economia brasileira.

Segundo Guedes, a economia que ficou estagnada no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre, quando o Produto Interno Bruto caiu 0,1%, está “bem posicionada”. Para ele, as repercussões sobre as manifestações de Bolsonaro contra a democracia e o Supremo no dia 7 de Setembro podem “atrapalhar” a economia.

“Todo esse barulho sobre instituições e democracia pode afetar nossa bem posicionada economia, no sentido que que estamos prontos para avançar novamente? Minha resposta é que isso pode produzir muito barulho, desacelerar o crescimento”, disse Guedes.

“A iniciativa do presidente ontem colocou tudo de volta aos trilhos”, declarou, no entanto, o ministro sobre a “Declaração à Nação” feita por Jair Bolsonaro dizendo que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos poderes”.

Ele completou dizendo que “não mudaremos a direção [na economia]”. Direção que está levando o país à bancarrota, com a explosão da inflação, crise energética com ameaça de apagão e desemprego recorde. Economia que ele insiste em dizer que está crescendo em “V”, “robusta”, em meio à queda nos investimento (-3,6%) e no consumo das famílias (0,0%), no segundo trimestre, segundo o IBGE.

Para empresário de diversos setores, os ataques de Bolsonaro à democracia e ao Supremo Tribunal Federal nas manifestações do dia 7 de Setembro prejudicam a retomada da economia. Mas para Guedes o que aconteceu foi uma “celebração pacífica da democracia”.

Fonte: horadopovo.com.br/guedes-culpa-bolsonaro-por-queda-na-economia