O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta terça-feira (3/6), que o governo montou um “plano de voo” para compensar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A expectativa é que o ajuste fiscal seja apresentado ainda hoje.
Segundo o ministro, a nova proposta do governo federal está bem montada e deve ser apresentada nesta tarde ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que viaja no início da noite para a França. A reunião deve ocorrer até as 15h.
“Creio que hoje nós vamos ter uma reunião com o presidente da República bastante produtiva, porque nós chegamos a um entendimento, [que faltam] pequenos detalhes para serem arbitrados, de fato pequenos”, disse ele na chegada do Ministério da Fazenda.
Ele completou: “Penso que o ‘plano de voo’ está bem montado. Vamos todos [equipe econômica] hoje, antes da viagem do presidente, apresentar a ele todos os pontos”.
Na noite dessa segunda-feira (2/6), Haddad participou de uma reunião na Residência Oficial da Câmara dos Deputados para tratar das alternativas ao aumento do IOF. O titular da pasta da Fazenda resumiu a reunião como uma “excelente conversa”.
Participaram os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além da ministra Gleisi Hoffmann (SRI) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
Ajuste fiscal virá por PEC e PL
Haddad ainda disse que o conjunto de medidas de ajuste fiscal deve contemplar um projeto de emenda à constituição (PEC) e um projeto de lei (PL), além de uma possível medida provisória (MP). O tema é tratado com o Congresso Nacional desde o anúncio da alta do IOF, que não foi bem recebido tanto pelo mercado financeiro e por alguns parlamentares.
Para o ministro, o governo montou um plano “robusto”, com impacto estrutural sobre as contas públicas.
Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/iof-plano-de-voo-esta-bem-montado-mas-decisao-e-de-lula-diz-haddad