Lula: sempre há espaço para reduzir despesas no Orçamento

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (27) que sempre há espaço para reduzir despesas no Orçamento, e afirmou que tem sido feito um estudo profundo sobre gastos nos ministérios de seu governo para avaliar a possibilidade de cortes.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Lula disse que as análises incluem uma revisão em beneficiários de programas de assistência social do governo, a fim de retirar àqueles que não teriam direito aos benefícios.

Os comentários do presidente vêm em meio a incertezas e deterioração da percepção fiscal no Brasil, com agentes do mercado considerando os gastos do governo excessivos.

Na quarta-feira (26), o Tesouro Nacional divulgou que o governo registrou um déficit primário de R$ 61 bilhões em maio.

O resultado representa uma piora de 30,4% na comparação com abril – descontada a alta da inflação no período -, e veio apesar da arrecadação recorde registrada no mês.

Futuro do BC

Durante a entrevista à Itatiaia, Lula reforçou que não tem pressa para indicar o substituto de Roberto Campos Neto, cujo mandato na presidência do Banco Central termina no final do ano.

O presidente da República voltou a criticar Campos Neto, afirmando o que o chefe do BC enveredou por um caminho equivocado.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/lula-sempre-ha-espaco-para-reduzir-despesas-no-orcamento/