Ibovespa oscila nos primeiros negócios do dia; dólar sobe

O Ibovespa opera com uma leve alta nos primeiros negócios desta segunda-feira (03), em meio a um sentimento de cautela antes de dados relevantes do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

As atenções dos investidores também se voltam para a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre e para a possibilidade de corte de juros pelo Banco Central Europeu (BCE).

Por volta das 10h20, a bolsa paulista operava com leve baixa de 0,12%, aos 121.956 pontos. O dólar, por sua vez, era negociado em alta de 0,21%, a R$ 5,25.

Na sexta-feira passada, a moeda americana marcou o maior valor de fechamento contra o real, desde 16 de abril, a R$ 5,25 na venda após uma alta de 0,78%.

Os ganhos na última sessão da semana se deram, principalmente, devido à disputa pela taxa Ptax de fim de mês, com investidores em posições compradas impulsionando as cotações ao longo do dia.

Nesta semana, os investidores voltam suas atenções para uma série de eventos econômicos no cenário exterior e doméstico.

O IBGE divulga nesta terça-feira (04) os dados do PIB do primeiro trimestre, com expectativa apontada por economistas em pesquisa da Reuters de avanço de 0,8% sobre o trimestre anterior, marcando uma retomada de ritmo.

Mais cedo, o mercado brasileiro digeriu novas previsões de economistas consultados pelo Banco Central em sua pesquisa Focus.

Os analistas passaram a ver agora apenas mais um corte de 0,25 ponto percentual na taxa Selic até o fim do ano, ante uma redução de 0,50 ponto na semana anterior.

Eles também aumentaram ligeiramente a projeção para o IPCA em 2024, agora a 3,88%, de 3,86% na semana passada.

No exterior, o BCE pode iniciar um ciclo de afrouxamento monetário, reduzindo os juros em 0,25 ponto percentual, para 3,75%, na quinta-feira. Se confirmado, será a primeira vez na história que o BCE corta juros antes do Federal Reserve.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/mercado/mercado-financeiro-03-junho-2024/