Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), defendeu que o mercado secundário é oportunidade para funding imobiliário e precisa ser explorado.
“Sem dúvidas, o mercado secundário complementa nossas possibilidades de funding e é uma oportunidade”, defendeu.
Vieira participou do CNN Talks Crédito para o Brasil, em Brasília, na manhã desta terça-feira (18).
Em sua participação, o presidente da Caixa indicou que países desenvolvidos, como os Estados Unidos, apostam volumosamente no mercado secundário – e defendeu que o Brasil pode crescer neste segmento.
A medida provisória (MP) do Acredita expandiu o papel da Empresa Gestora de Ativos (Emgea) para atuar como securitizadora no mercado imobiliário e reforçar o mercado secundário.
Na prática, isso significa que esta estatal poderia adquirir carteiras de crédito de instituições financeiras. Isso abriria espaço para estes bancos fazerem mais empréstimos e aqueceria o mercado.
A Emgea “empacotaria” esta carteira e iria ao mercado de capitais vendê-las. O governo entende que a estatal pode, inclusive, ter ganhos nesta operação – o que permitiria a ela alavancar este mercado exponencialmente.
Dirigentes da CEF vêm expressando publicamente preocupações quanto ao fôlego do crédito imobiliário do país. O temor é de que este mercado, em sua configuração atual, perca força já em 2025.
Este movimento é resultado especialmente dos resgates recordes da carteira de poupança – principal fonte de recursos para financiamentos imobiliários no país.
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/mercado-secundario-como-funding-imobiliario-precisa-ser-explorado-diz-presidente-da-caixa-a-cnn/