Setor de bares e restaurantes retém repasse de preços ao consumidor pelo 6º mês seguido, aponta associação

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmou que o setor segurou o repasse de preços ao consumidor em junho, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (11). Foi o sexto mês seguido de contenção. 

A avaliação foi feita com base em dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10). 

O comunicado destaca que a inflação da alimentação fora do lar aumentou 0,37% em junho, com avanço de 0,44% no índice dos alimentos e bebidas, itens essenciais ao funcionamento de bares e restaurantes.

No caso da alimentação nos domicílios, o aumento também foi maior que o registrado no consumo fora de casa, chegando a 0,47%.

A comparação no acumulado no ano, também com os valores do IPCA, indica uma diferença percentual ainda maior. O índice de inflação na alimentação dentro do domicílio chega a 5,59%. Enquanto isso, fora do domicílio o valor é de 2,36%.

Conforme análise da Abrasel, os dados indicam que “os bares e restaurantes continuam segurando preços para não perder consumidores, ainda que isso signifique reduzir a margem de lucro.”

No acumulado de 12 meses, o índice de inflação do setor chegou a 4,24%, próximo ao resultado geral, de 4,23%. Ainda assim, no período, o valor está abaixo da alimentação no domicílio, que chega a 4,89%.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/setor-de-bares-e-restaurantes-retem-repasse-de-precos-ao-consumidor-pelo-6o-mes-seguido-aponta-associacao/