'Touro macaqueado' de Wall Street vira alvo de protesto contra a fome em SP – Hora do Povo

Foto: Reprodução Twitter

Preço da carne explodiu nos últimos meses e virou “artigo de ouro” inacessível ao povo

Após a afronta da Bolsa de Valores brasileira (B3), antiga Bovespa, de imitar Wall Street, e inaugurar uma estátua de um “touro de ouro” em frente ao seu prédio, no centro de São Paulo, na terça (16), a medida foi ridicularizada. No dia seguinte, o touro foi carimbado com um cartaz escrito com letras garrafais FOME.

O protesto se dá diante da disparada dos preços dos alimentos, principalmente da carne, e da procura por ossos em açougues e caçambas dos supermercados. Nas redes sociais, não faltaram memes para criticar a ofensa aos milhões de brasileiros que estão na extrema pobreza e mais de 100 milhões que vivem a insegurança alimentar.

Sobre o tal ‘touro de ouro’ colocado em frente a Bolsa de Valores de SP.

— João Roberto De Jesus Filho (@JooRobertoDeJe3)

Reprodução Twitter

A escultura, que está autorizada a permanecer no local por três meses, é uma cópia – mal feita – do Touro de Wall Street, centro financeiro de Nova York, que, também lá, tenta sem muito sucesso simbolizar “o otimismo e a força dos investidores”.

O cartaz escrito FOME foi colado no touro por iniciativa de um grupo de jovens por volta de 6h30 da manhã de hoje. Nas redes sociais eles disseram: “Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo. O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto”.

anunciaram: touro de ouroeu entendi: ouro de tolo

— pedor (@podrepoder)

Reprodução Twitter

Ao contrário do falso otimismo do “mercado” financeiro, assim como ao contrário das mentiras declaradas pelo ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, em Dubai, a economia brasileira está estagnada, com inflação galopante, o desemprego e subemprego atingindo milhões de brasileiros – 14 milhões desempregados, 40 milhões no trabalho precário, 25 milhões vivendo de “bico”, sem carteira assinada, e a renda desabando, e 20 milhões de brasileiros passando fome, como manifestou em seu Twitter a vereadora do Recife (PE) Cida Pedrosa (PCdoB).

Enquanto o mercado financeiro celebra a si mesmo com a instalação de um touro dourado em frente à Bolsa de São Paulo, nos moldes de Wall Street, 20 milhões de brasileiras e brasileiros vivem em situação de fome.Contrastes da desigualdade capturados na foto de Tiago Queiroz.

— Cida Pedrosa (@cidapedrosa65)

Enquanto eles tentam “vender” otimismo com o ridículo boi na bolsa, a produção da indústria, as vendas do comércio varejista e o volume do setor de serviços ficaram no vermelho em setembro.

O consumo das famílias está caindo, o endividamento crescendo, os pedidos de falência aumentando, os juros estão os mais altos do mundo e a cesta básica de alimentos já custa mais da metade do salário mínimo. Além disso tem o botijão de gás a R$ 140, a gasolina a R$ 8,00, e a conta de luz que não para de subir. E hoje, 25 milhões de brasileiros, sem emprego e sem renda, ficam sem auxílio emergencial e sem o bolsa família.

Fonte: horadopovo.com.br/touro-macaqueado-de-wall-street-vira-alvo-de-protesto-contra-a-fome-em-sp