Prefeitura de Teresina e Softex disponibilizam cursos gratuitos de capacitação profissional

Já está no ar a plataforma de ensino a distância Teresina Mais Digital, resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Teresina, a HandsOn – braço de capacitação e inovação da Softex, e o Programa THEch.

O Teresina Mais Digital está dividido em cinco trilhas principais: ferramentas digitais de gestão de negócios, capacitação técnica para a gestão de dados com Airtable, utilização de galeria de dados, emprego de CRM simples e desenvolvimento profissional.

“Neste momento de grandes transformações da sociedade e dos negócios, os jovens de nossa cidade precisam se qualificar para ampliar as suas oportunidades de emprego e renda. É nesse sentido que a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, lança esta iniciativa de capacitação para os jovens focada em ferramentas digitais para negócios e para o desenvolvimento profissional, chamado Teresina Mais Digital. Conseguiremos assim garantir um melhor preparo dos nossos jovens para o mercado de trabalho, reduzindo as taxas de vulnerabilidade social e econômica, bem como ajudando a melhorar a economia familiar através da inserção profissional. Além do impacto direto na vida dos jovens, também ajudaremos indiretamente na melhoria da competitividade de nossas empresas e da economia de nossa cidade, uma vez que as empresas locais poderão contratar jovens qualificados para esse novo cenário de mudanças”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), Marcelo Eulálio.

“O conteúdo totalmente focado em capacitação do Teresina Mais Digital ajudará a abrir portas tanto para o primeiro emprego como também para a recolocação de quem perdeu seu posto de trabalho em decorrência da pandemia e está atrás de novas oportunidades que demandam uma maior qualificação”, explica Rayanny Nunes, gerente de inovação da Softex.

Segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação para o primeiro trimestre de 2021 foi de 14,4%.

Para participar os interessados deverão acessar o portal e efetuar o cadastro para ter acesso aos conteúdos. As aulas são disponibilizadas em formato de vídeo e áudio e de forma assíncrona. Os alunos recebem um certificado de conclusão ao final de cada trilha.

Para conhecer a plataforma e se inscrever no Teresina Mais Digital, acesse https://teresinamaisdigital.softex.br/