Reddit: A Força de uma Comunidade

*Por Paulo Deitos

O mercado de ações é um mercado especulativo. O que quer dizer que, em geral, os preços das ações sofrem alterações de acordo com especulações e expectativas. Essa influência, no entanto, era reservada, até este acontecimento, aos investidores profissionais, hedge funds e agências de análise de performance.

Porém, com o início de 2021, um fórum online, o Reddit, conseguiu algo que não era previsto: unir forças em torno de um objetivo comum e influenciar o preço de ações de empresas que possuíam valores muito baixos de mercado – seja por estar em um mercado em declínio, ou por ter sofrido durante a pandemia. 

Com isso, além de multiplicar o capital investido em pouco tempo, o grupo conseguiu eliminar bilhões de hedge funds, levando-os à beira do colapso e despertando o escrutínio das agências reguladoras do mercado financeiro americano (como a SEC, Securities and Exchange Commission). A tendência pode se replicar no mercado brasileiro, com isso, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) já emitiu nota alegando que a atuação irregular de pessoas em mídias sociais, a fim de influenciar o comportamento de investidores pode caracterizar infrações administrativas e penais.

QUAIS AS INTENÇÕES?

O que começou com o objetivo de balançar as estruturas do mercado de ações, dos investidores profissionais e de grandes fundos de investimento, se tornou uma bola de neve, tendo se tornado notícia em grandes veículos e redes sociais – inclusive com tweets de representantes políticos e até mesmo Elon Musk falando sobre o ocorrido.

As mensagens no fórum dão a entender que são pessoas revoltadas com o fato de que poucos investidores controlam toda a narrativa do mercado, além de possuírem mais capital para investir e se verem como superiores aos pequenos investidores. Dessa forma, os membros do grupo demonstraram ser capazes de gerar uma redistribuição de capital, através do poder de uma comunidade unida, colapsando o portfólio de grandes grupos de investimento.

INVESTIMENTO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS PODE GERAR EFEITO SIMILAR

Essa influência causada por um grupo de investidores organizados é reflexo da força que movimentos coletivos podem ter na dinâmica do mercado financeiro. No investimento de risco, essa força da comunidade é demonstrada através de plataformas de investimento em startups, como a CapTable. Ao investir através de plataformas, qualquer um pode investir, independente de valor e participar do ecossistema de inovação junto a um grupo de investidores, criando uma democratização da influência similar ao que era pretendido pela comunidade do Reddit.

Além disso, com o amadurecimento das plataformas de investimento, investidores-anjo vêm cada vez mais se juntando à crescente comunidade de investidores da CapTable, comprovando a confiabilidade e atratividade do modelo para todos – aumentando a influência da modalidade de investimento no mercado de Venture Capital.

Ainda, o investimento em startups é uma forma muito mais saudável de participar de um mundo que era restrito a tickets maiores. O investimento em startups gera efeitos positivos para toda a cadeia empreendedora, apoiando bons negócios, gerando empregos e possibilitando aos investidores o acesso a ganhos exponenciais típicos dos investimentos em startups. Confira as ofertas disponíveis na CapTable.

>> SAIBA EM PRIMEIRA MÃO DE NOVAS OPORTUNIDADES

>> INSCREVA-SE NO CANAL DA CAPTABLE NO YOUTUBE

Abraço,

Paulo Deitos — Cofundador da CapTable