A arte da comunicação

Verônica Pacheco

É fato que, no início da civilização humana, nós somente conseguimos prosperar porque, além da habilidade de caçar e projetar meios de sobrevivência de defesa, pudemos aprender a nos comunicar. Seja com pinturas, escrita ou fala, a comunicação foi vital para que a espécie humana prosperasse, já que, com ela, foi possível repassar conhecimento e ensinamentos de geração em geração, para que não fosse perdida todas as habilidades que já tínhamos.

A comunicação é uma arte de transação que leva um pensamento, uma ideia, um desejo ou uma informação qualquer de um ponto A a um ponto B. Agora, no século XXI, mais do que apenas transitar entre uma e outra pessoa, a comunicação sai de um ponto A e se dispersa entre diversos outros pontos B´s, C´s, D´s… É a comunicação de massa.

Esse tipo de comunicação se tornou fundamental para os negócios, visto que, com ela, é possível a propagação de informações rentáveis, que geram lucros para os empresários. Assim, no que conhecemos como Comunicação Empresarial, atualmente existem alguns modos de gerar mais visibilidade e credibilidade a sua empresa. Um deles é por meio da Assessoria de Imprensa.

A Assessoria de Imprensa é um braço da comunicação empresarial que se dedica em fazer a ponte entre o assessorado – no caso o empresário – e os veículos de comunicação – os jornalistas. Isso significa que, por meio dela, é possível atingir jornais, rádios, TV´s e outras formas de veiculação midiática sem pagar por uma publicidade.

Mais do que somente um curto período de tempo, estar presente nesse tipo de veículo torna a sua empresa uma figura de referência e com credibilidade no público. Além disso, outra característica óbvia mas muito importante de frisar é que a Assessoria de Imprensa gera, acima de tudo, visibilidade.