A atriz Hunter Schafer, 26, compartilhou nesta sexta-feira (21) que o marcador de gênero em seu passaporte foi alterado para “masculino”.
A estrela da série “Euphoria” publicou um vídeo nas redes sociais explicando que precisou tirar um novo passaporte depois que o original foi roubado enquanto ela filmava na Espanha no ano passado.
“Para esclarecer, meus marcadores de gênero foram alterados pela primeira vez na minha adolescência, quando tirei minha carteira de motorista, e todos os passaportes seguintes marcaram ‘feminino’ desde então”, disse a atriz de 26 anos. “Isso nunca foi um problema.”
No entanto, agora, devido a uma ordem executiva do novo governo, seu novo passaporte traz um “M” para masculino.
A estrela de “Cuckoo” afirmou que não estava fazendo a postagem para espalhar medo, criar polêmica ou receber consolo. “Não preciso disso.”
“Mas acho que vale a pena postar para registrar a realidade da situação e mostrar que isso está acontecendo”, continuou. “Fiquei chocada. Simplesmente não achei que isso realmente fosse acontecer.”
Schafer acrescentou que quer “reconhecer meu privilégio, não apenas como uma mulher trans branca e famosa”, e disse acreditar que o fato de nunca ter alterado sua certidão de nascimento pode ter contribuído para a recente mudança.
“Não sei exatamente o que mudou no processo, mas essa é a primeira vez que isso acontece comigo desde que alterei meu marcador de gênero”, disse Schafer. “Já faz quase uma década, ou algo assim. E acredito que isso seja um resultado direto da administração sob a qual nosso país está operando atualmente. Acho que estou apenas com medo de como essas coisas vão sendo implementadas aos poucos.”
Ela também fez críticas à administração atual.
“Também quero dizer que não dou a mínima para o fato de terem colocado um ‘M’ no meu passaporte”, afirmou. “Isso não muda absolutamente nada sobre mim ou sobre minha identidade trans, mas torna a vida um pouco mais difícil.”
Schafer disse que testará as dificuldades dessa mudança em breve, pois precisará viajar para fora do país a trabalho usando o novo passaporte pela primeira vez.
“Tenho quase certeza de que isso vai me obrigar a me revelar para agentes de imigração com muito mais frequência do que eu gostaria ou do que realmente seria necessário”, disse, acrescentando que também está pensando em outras pessoas trans que possam estar passando pela mesma situação.
Schafer não é a única estrela trans a se manifestar.
Recentemente, enquanto promovia sua nova série “Clean Slate”, Laverne Cox falou sobre a importância de continuar visível como artista trans e contar histórias trans em um momento em que sua comunidade está “enfrentando a reação mais intensa contra a visibilidade trans que já vi em minha vida.”
“Ordens executivas limitando nossos direitos, 26 estados proibindo cuidados de afirmação de gênero para jovens, nos banindo do serviço militar, de banheiros… há toda essa onda anti-trans, e somos menos de 1% da população”, disse Cox. “Alguém comentou no meu post: ‘Eles estão preocupados com o 1% errado.’”
“Estou um pouco aterrorizada”, diz Zendaya sobre retorno a “Euphoria”
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/atriz-trans-de-euphoria-denuncia-alteracao-de-genero-em-passaporte/