O filme brasileiro “O Último Azul“, de Gabriel Mascaro (diretor de “Divino Amor”), desponta como favorito para conquistar o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2025, segundo a crítica especializada.
O site Screen Daily compilou as avaliações das produções exibidas até o momento no evento, e a obra, com Rodrigo Santoro no elenco, lidera entre todas as avaliações. Confira:

“O Último Azul” recebeu a nota 3,4 (de 5) nas avaliações da crítica. Seu principal concorrente, de acordo com as análises, é “Blue Moon”, de Richard Linklater (diretor de “Boyhood”), com 2,8.
No entanto, os vencedores do Festival de Berlin são escolhidos por um júri. Este ano, a presidência do painel está a cargo de Todd Haynes, e o júri conta com a participação de Fan Bingbing, atriz chinesa; Maria Schrader, atriz e cineasta alemã; Rodrigo Moreno, cineasta argentino; Nabil Ayouch, cineasta franco-marroquino; Bina Daigeler, figurinista alemã; e Amy Nicholson, crítica de cinema e autora americana.
“O Último Azul” se passa na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional para “desfrutar” seus últimos anos de vida. Antes de seu exílio compulsório, Tereza, uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo.
O elenco conta com Denise Weinberg (“Greta”), Rodrigo Santoro (“Carandiru”), Miriam Socarrás (“Violeta”) e Adanilo (“Oeste Outra Vez”).
“O Último Azul” é o primeiro filme brasileiro a competir pelo Urso de Ouro desde 2020. Anteriormente, o Brasil venceu o prêmio com “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, que também recebeu o Urso de Ouro de Melhor Atriz, para Fernanda Montenegro, e “Tropa de Elite” (2008), de José Padilha.
O filme tem previsão para chegar aos cinemas brasileiros ainda em 2025, com distribuição da Vitrine Filmes.
A cerimônia de premiação dos filmes no Festival Internacional de Cinema de Berlim acontece neste domingo (23).
-
1 de 13
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, “Anora” chega aos cinemas brasileiros em janeiro • Reprodução
-
2 de 13
“Conclave”, com Ralph Fiennes, estreia em janeiro • Divulgação
-
3 de 13
“Um Completo Desconhecido”, cinebiogradia de Bob Dylan, chega aos cinemas brasileiros em fevereiro de 2025 • Gotham/GC Images via Getty Images
-
-
4 de 13
Destaque em Cannes em 2024, “Emilia Perez” lança em fevereiro • Divulgação
-
5 de 13
“O Brutalista” vai estar disponível no Brasil em fevereiro • Divulgação
-
6 de 13
Novo filme do diretor de “Parasita”, “Mickey 17” estreia em março • Reprodução/Warner
-
-
7 de 13
Estrelado por Fernanda Montenegro, “Vitória” chega aos cinemas em março • Youtube/ Sony Pictures Brasil
-
8 de 13
Live-action de “Branca de Neve” chega aos cinemas brasileiros em março • YouTube/Walt Disney Studios
-
9 de 13
“Thunderbolts*” lança em maio • Reprodução
-
-
10 de 13
“F1” chega aos cinemas em junho • Divulgação/Warner Bros.
-
11 de 13
“Superman” tem previsão de estreia para julho de 2025 • Instagram/@jamesgunn
-
12 de 13
Cinebiografia de Michael Jackson estreia em outubro • Reprodução/X
-
-
13 de 13
O terceiro filme de “Avatar” estreia em dezembro de 2025 • Divulgação/20th Century Studios
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/brasileiro-o-ultimo-azul-e-favorito-ao-urso-de-ouro-apontam-criticos/