O livro “A Amiga Genial” (2011), da escritora Elena Ferrante, foi eleito o “livro do século” pelo The New York Times. O ranking, que reúne as 100 “melhores obras” do século 21, foi divulgada nesta sexta-feira (12).
A obra é o primeiro volume da tetralogia napolitana da autora e conta a história de duas garotas que crescem em um bairro pobre e violento de Nápoles: a diligente e zelosa, Elena, e sua amiga carismática e selvagem, Lila.
Através de um foco dedicado à amizade conflituosa e competitiva entre as personagens, o livro de Elena Ferrante abrange ideias sobre “arte e política, classe e gênero, filosofia e destino”, à medida em que elas crescem. No entanto, quando terminam a quinta série, as duas seguem caminhos diferentes.
De acordo com o jornal, o livro é “um dos principais exemplos da chamada auto ficção, uma categoria que dominou a literatura do século 21”.
Em “A Amiga Genial”, o foco das personagens femininas não está em um relacionamento amoroso ou na necessidade de corresponder às expectativas de uma cultura convencional. A amizade feminina, a maternidade e a relação das mulheres consigo mesmas são temas que aparecem na obra de Ferrante.
A obra vendeu mais de 16 milhões de cópias e virou série da HBO.
“A Amiga Genial” é o primeiro volume da história, que continua com “História do Novo Sobrenome”, “História de Quem Vai e de Quem Fica” e “História da Menina Perdida”, que também apareceu na lista do New York Times.
A lista de 100 volumes publicados desde 2000 foi elaborada com base nos votos de 503 personalidades amantes da literatura.
“A Amiga Genial”, de Elena Ferrante
Editora: Biblioteca Azul.
Páginas: 336.
Preço: R$ 69,90.
-
1 de 10
“Biblioteca da Meia-Noite”, de Matt Haig Crédito: Divulgação
-
2 de 10
“É Assim Que Acaba”, de Colleen Hoover Crédito: Divulgação
-
3 de 10
“Tudo é Rio”, de Carla Madeira Crédito: Divulgação
-
4 de 10
“É Assim Que Começa”, de Colleen Hoover Crédito: Divulgação
-
5 de 10
“Verity”, de Colleen Hoover Crédito: Divulgação
-
6 de 10
“Em Agosto Nos Vemos”, de Gabriel García Márquez Crédito: Divulgação
-
7 de 10
“A Empregada”, de Freida McFadden Crédito: Divulgação
-
8 de 10
“A Paciente Silenciosa”, de Alex Michaelides Crédito: Divulgação
-
9 de 10
“Todas as Suas (Im)Perfeições”, de Colleen Hoover Crédito: Divulgação
-
10 de 10
“Antes Que o Café Esfrie”, de Toshikazu Kawaguchi Crédito: Divulgação
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/conheca-a-amiga-genial-de-elena-ferrante-eleito-o-melhor-livro-do-seculo-21/