Festival de Cannes: dos 22 filmes na competição, quatro são de mulheres

A Seleção Oficial do Festival de Cinema de Cannes conta com 22 filmes em competição, ou seja, que concorrem à Palma de Ouro, um dos prêmios de maior prestígio na indústria cinematográfica. Apenas quatro títulos dessa lista são dirigidos por cineastas mulheres. Isso em um ano que o júri da competição é presidido por uma mulher, a diretora norte-americana Greta Gerwig.

Os filmes realizados por mulheres são: “All We Imagine As Light”, Payal Kapadia (Índia); “Bird”, de Andrea Arnold (Reino Unido); “Diamant Brut”, de Agathe Riedinge (França); e “The Substance”, de Coralie Fargeat (França). O número é ainda menor que o do ano passado, que contava com seis diretoras entre 19 cineastas.

Na história, apenas três cineastas levaram o prêmio máximo da competição: Jane Campion em 1992, por “O Piano”; Julia Ducournau em 2021, por “Titane”; e Justine Treit no ano passado, por “Anatomia de uma Queda”.

Entre os mais de 100 filmes que serão exibidos na 77ª edição, apenas 18,2% foram comandados por mulheres, segundo a plataforma alemã Statista.

Ainda de acordo com o levantamento, o festival só começou passou a incluir profissionais do gênero feminino na seleção e no júri no início dos anos 2000. Ainda assim, na parte de filmes, o número não é equivalente ao de homens.

A Statista aponta que de 2003 a 2023, apenas 12% dos filmes apresentados no festival foram realizados por diretoras mulheres.

Uma das principais críticas às premiações da indústria cinematográfica nos últimos anos têm sido a falta de representatividade, entre elas a de mulheres.

Curta brasileiro “Amarela” concorre à Palma de Ouro em Cannes

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/festival-de-cannes-dos-22-filmes-na-competicao-quatro-sao-de-mulheres/