Filhas e “amores“ de Gloria Maria são retratados em série documental

A série documental focada na vida e carreira da jornalista Gloria Maria estreou o primeiro episódio na noite deste domingo (27), depois da exibição do Fantástico.

Intitulada “Gloria”, a produção, dirigida por Paulo Sampaio, é contada em quatro episódios e explora a carreira e a vida da repórter que revolucionou o jornalismo brasileiro, apresentando imagens raras, vídeos de arquivo e depoimentos de amigos e colegas, como Pedro Bial, Leilane Neubarth, Mano Brown, Emicida, Maria Bethânia e Roberto Carlos.

De acordo com a emissora, Gloria Maria é retratada como uma mulher corajosa e inquieta, marcada por uma carreira repleta de coberturas históricas e reportagens impactantes, como sua visita à Nigéria e o enfrentamento do racismo, que a levou a denunciar publicamente, em 1980, um episódio de discriminação em um hotel.

Carioca, nascida em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, Gloria Maria conta que frequentou escola pública, não tinha livros em casa e aprendeu a contar histórias com a matriarca da família, replicando o estilo direto e ancestral em suas reportagens.

“A série é um mergulho na história de Gloria Maria, resgata a sua ancestralidade, revisita lugares importantíssimos como a casa onde ela chegou ao mundo, a árvore de jenipapo da casa da sua avó que permanece viva e enraizada com muitos frutos. Revisita os 52 anos de carreira da Gloria Maria na televisão e fala de pioneirismo, de talento, de amor, de despedidas, de fé, de espiritualidade. Essa série é um retrato fiel do que é ser uma mulher e do que uma mulher negra é capaz, de onde ela pode chegar, e mostra que ela não vai sozinha e ainda deixa um grande legado”, afirma a diretora da série Danielle França, em comunicado enviado à imprensa.

Registros raros de coberturas da profissionais serão mostrados, como os bloquinhos em que a jornalista documentava todas as experiências que vivia.

“Gloria” também mostra bastidores das entrevistas com grandes celebridades, como Michael Jackson e Madonna.

Filhas e “amores” de Gloria Maria

Há grande enfoque na vida pessoal da jornalista. Como informa a emissora, “os amores”, algo pouco mostrado da vida de Gloria, ganharam um espaço especial.

As filhas, Maria, 17, e Laura, 16, dão depoimentos exclusivos. Elas foram adotadas pela jornalista em 2009, quando tinham seis meses e um ano e meio. As duas meninas são tuteladas pelo economista Paulo Mesquita, amigo de longa data que foi escolhido por Gloria Maria.

“É uma série muito especial e muito rica porque ela passa pela Gloria profissional que a gente conhece bem, a mulher destemida e corajosa das matérias de aventura, mas também mostra as suas fragilidades, a infância, a sua raiz, tanto aqui no Brasil como no continente africano, onde ela se encontrou. E tem a Gloria leoa, mãe, mulher romântica, às vezes briguenta”, relata a apresentadora Maju Coutinho.

“É um projeto que vai além dessa Gloria que a gente já admira, que a humaniza e deixa ela ainda mais gloriosa. É um tributo que ela merece. Eu fico muito feliz de fazer parte dessa história e de poder reverenciar essa mulher que abriu uma avenida para mim e para outras jornalistas que se inspiravam naquela figura conhecedora do mundo. Eu sou porque ela é. Se estou aqui hoje é porque tem muito de Gloria Maria nesse caminho, tem muito de Zileide Silva, tem muito de Dulcineia Novaes e de outras mulheres que pavimentaram essa estrada”, complementa Maju.

“Gloria” terá os outros episódios exibidos também nos próximos domingos, após o Fantástico.

Fátima Bernardes fala sobre saída dos filhos de casa

 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/filhas-e-amores-de-gloria-maria-sao-retratados-em-serie-documental/