Grupos piauienses participam do Sesc Amazônia das Artes

A 13ª edição do Sesc Amazônia das Artes começou esta semana com programação totalmente gratuita. A mostra é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura que fortalece a criação artística e gera visibilidade para a produção cultural da região que compõe a Amazônia Legal.

Na edição deste ano dois grupos piauienses participam da programação: o Coletivo Cabaça, que ministra a oficina Corpo cicatriz – O teatro, a depressão e o medo, e o Grupo Vagão, com as oficinas Palhaçaria Popular Nordestina e Maquiagem de Palhaço.

O Coletivo Cabaça surgiu em 2008, misturando artistas, teatro, dança, música, artes plásticas e desafios. Desde então, desenvolve produção, formação e interação no cenário artístico do litoral do estado com espetáculos infantis, produções adultas, performances e festivais locais de produção independente e amador. Seus espetáculos perpassam da dança-teatro ao contemporâneo.

Além de uma produção sistemática e ininterrupta, o grupo promove ainda formação para novos artistas, intercâmbios e produção de espetáculos de outros grupos, tudo pensando no fortalecimento da cena teatral de Parnaíba e região.

Em 2014 o coletivo inaugurou sua nova sede, onde desenvolve o Projeto-Escola, espaço alternativo para apresentação de espetáculos, sendo o único grupo de teatro e dança a oferecer formação e produção em Parnaíba.

O outro participante é o Grupo Vagão, que nasceu em março de 2016, idealizado pelo ator Jimmy Charles, iniciando seus trabalhos em trens e ruas do Rio de Janeiro, daí veio a referência para o nome do grupo. A formação atual do Vagão conta com Jimmy Charles, Sandy Santana e Lucas Emanuel, com participações eventuais de Ana Carvalho e Michele Oliveira.

A principal linha de pesquisa do grupo é a palhaçaria popular brasileira, através do estudo de cenas tradicionais circenses, as chamadas “reprises”, buscando uma compreensão plena da história do circo brasileiro, sua dramaturgia, tempos cômicos e relação com a plateia.

Confira abaixo a programação dos grupos piauienses na Mostra:

TEATRO – Coletivo Cabaça

Oficina: Corpo cicatriz – O teatro, a depressão e o medo
Data: 08 a 13/05 – 16h
Inscrição: https://bit.ly/3qXYXkF

CIRCO – Grupo Vagão

Oficina Palhaçaria Popular Nordestina
Data: 12 a 15/05 – 16h
Inscrição: https://bit.ly/3lxA12s

Oficina de Maquiagem de Palhaço
Data: 17 e 18/05 – 16h
Inscrição: https://bit.ly/3lxBPZi

Da Assessoria de Comunicação