Lady Gaga no Brasil: saiba tudo sobre carreira da cantora

Lady Gaga já chegou ao Brasil para um dos momentos mais esperados dos fãs da artista: o megashow gratuito em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado (3).

A apresentação, que pode reunir 1,6 milhões de de fãs nas areias cariocas, promete injetar R$ 600 milhões na cidade — um aumento de 27,5% em relação ao show de Madonna, em 2024.

A apresentação será a maior da carreira da pop star. No repertório, há a possibilidade da cantora trazer performances semelhantes às que realizou no festival Coachella, um mês antes de pisar em solo brasileiro. Na ocasião, ela cantou sucessos, como “Bad Romance” e “Judas”, e também faixas de seu novo álbum de estúdio, “Mayhem” (2025).

Por que o nome Lady Gaga?

Nascida em Nova York no dia 28 de março de 1986, sob o signo de Áries, Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu em uma família de descendentes de italianos da Sicília.

De acordo com o site “Express UK”, o nome artístico “Lady Gaga” foi inspirado na música “Radio Ga Ga”, da banda Queen. Quando ainda era conhecida apenas pelo seu nome de nascimento, a futura diva pop trabalhava com o produtor musical Rob Fusari, que notou a semelhança entre o jeito de ela cantar e a energia teatral do grupo.

Segundo a “Rolling Stone EUA”, Fusari tinha o hábito de recebê-la no estúdio cantando a canção. Em entrevista resgatada pelo Queen Zone, a artista contou que, com o tempo, Fusari passou a chamá-la simplesmente de “Gaga” sempre que ela chegava para gravar.

Lady Gaga revelou que buscava um novo nome para marcar sua carreira, pois desejava se “reinventar”. “Então eu pensei: ‘E quanto a Lady Gaga, porque Gaga é meio maluco e Lady tem tantas conotações’”, explicou a cantora sobre a escolha.

Já o produtor apresentou uma versão diferente para a origem do nome. Durante um processo movido contra a artista em 2010, ele afirmou que a inspiração veio de uma mensagem de texto. Ao tentar chamá-la de “Radio Ga Ga”, referência à música do Queen, o corretor automático trocou “Radio” por “Lady”. “Germanotta adorou e ‘Lady Gaga’ nasceu”, contou.

Ouça a canção que teria inspirado o nome artístico da cantora:

Quais as inspirações musicais que a influenciaram?

A artista sempre citou como suas grandes inspirações artistas que misturaram música e performance de forma intensa. Entre eles estão Led Zeplin, David Bowie, Madonna, Queen, Michael Jackson, Britney Spears, Prince e Elton John.

No começo da carreira, Gaga também atuou como compositora para outros artistas pop. Ela escreveu, por exemplo, “Quicksand” para Britney Spears, “Full Service” para o New Kids on the Block e “Elevator” para o The Pussycat Dolls.

Mas foi em 2008 que a vida artística de Lady Gaga ganhou forma de verdade. Seu primeiro single, “Just Dance“, lançado em abril daquele ano, rapidamente conquistou as pistas de dança e as paradas de sucesso ao redor do mundo.

A faixa, que mistura pop eletrônico com um clima de festa, não apenas revelou seu talento para criar hits, como também abriu caminho para o lançamento de seu álbum de estreia, The Fame.

Principais prêmios

Aos 39 anos de idade, a pop star se aproxima da quarta década de vida acumulando 14 Grammy Awards, dois Globos de Ouro e um Oscar.

  • Grammy Awards: 13 vitórias e mais de 30 indicações, incluindo Álbum do Ano e Canção do Ano.
  • Oscar: venceu em 2019 como Melhor Canção Original por “Shallow“, do filme “Nasce Uma Estrela”.
  • Golden Globe Awards: venceu como Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV por “American Horror Story: Hotel” e também Melhor Canção Original.
  • Bafta: se tornou a primeira mulher na história do Bafta a levar o prêmio por melhor trilha sonora, por “Nasce Uma Estrela”. A cantora ganhou o prêmio em parceria com Bradley Cooper e Lukas Nelson.
  • MTV Video Music Awards: no total, a artista acumula mais de 18 prêmios. Só em 2020, a voz de “Chromatica” levou quatro prêmios e o primeiro TRICON Award, da MTV.

A estrela também já foi nomeada duas vezes como uma das 100 Pessoas Mais Influentes pela revista “Time”.

Assista: show de Lady Gaga no RJ deve atrair 1,6 milhão de pessoas

10 músicas mais ouvidas nas plataformas de streaming

Confira abaixo a lista de músicas mais ouvidas pela cantora no Brasil no Deezer:

  1. Die With A Smile
  2. Abracadabra
  3. Garden Of Eden
  4. Vanish Into You
  5. Always Remember Us This Way
  6. Poker Face
  7. Shallow
  8. Perfect Celebrity
  9. Disease
  10. Judas

Músicas que já ficaram no Top 100 da Billboard

Gaga já colocou seis músicas no topo da Billboard Hot 100 ao longo de sua carreira, sendo elas: “Just Dance” (2008), “Poker Face” (2009), “Bad Romance” (2009), “Born This Way” (2011), “Shallow” (2018), “Rain On Me” (2020) e “Die With a Smile” (2024).

Carreira como atriz

Além da música, Lady Gaga construiu uma carreira sólida como atriz. Sua estreia mais significativa foi em “American Horror Story: Hotel” (2015-2016), pela qual ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

Depois, brilhou no cinema com “Nasce Uma Estrela” (2018), onde, além de atuar, participou da trilha sonora. Sua performance lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Relembre sete filmes e séries em que Lady Gaga atuou

“Família Soprano” (2001)

Antes de se tornar Lady Gaga, em 2008, Stefani Germanotta (nome civil dela) fez uma pequena participação no episódio nove da terceira temporada da série original da HBO.

“Gossip Girl” (2009)

Lady Gaga aparece no episódio dez da terceira temporada e interpreta a si mesma, cantando em uma festa.

“Machete Mata” (2013)

O ex-agente federal e justiceiro mexicano Machete Cortez é contratado pelo presidente dos Estados Unidos para encontrar traficantes perigosos no México e impedir que eles comecem uma guerra nuclear.

Nesse filme dirigido por Robert Rodriguez, Lady Gaga interpreta a vilã La Camaleón. A atuação rendeu a ela uma indicação ao Framboesa de Ouro como pior atriz coadjuvante.

Mas o “prêmio” foi dado a Kim Kardashian, pelo trabalho em “Temptation”.

“Sin City: A Dama Fatal” (2014)

Sob a direção de Frank Miller, Robert Rodriguez, Lady Gaga interpreta Bertha, uma garçonete, em uma curta participação.

“Friends: The Reunion” (2021)

Interpretando a si mesma, Lady Gaga fez uma participação no especial dirigido por Ben Winston, na qual ela canta a música “Smelly Cat” com Lisa Kudrow, intérprete de Phoebe Buffay.

“Casa Gucci” (2021)

O filme dirigido por Ridley Scott conta a história de Maurizio Gucci (Adam Diver), criador da grande marca de moda que possui seu sobrenome até hoje. O enredo fala do casamento e divórcio turbulento com Patrizia Reggianie (Lady Gaga) e chega até ao assassinato de Maurizio.

“Coringa: Delírio A Dois” (2024)

Dirigido por Todd Phillips, ela interpretou Arlequina, par romântico do Coringa, vivido por Joaquin Phoenix. Em janeiro de 2025, a atriz falou em entrevista à revista “Elle” sobre o fracasso comercial e a chuva de críticas recebidas pela produção. A sequência teve desempenho bastante inferior ao do apresentado pelo primeiro longa, que chegou a levar duas estatuetas do Oscar.

Gaga afirmou que um artista precisa saber lidar com os fracassos porque os fãs às vezes simplesmente não gostam de alguma coisa. Segundo ela, é preciso saber seguir em frente, sem se deixar aprisionar pelo medo do fiasco.

Assista ao trailer de “Nasce Uma Estrela”:

Lady Gaga no Rio: veja primeiras imagens da montagem do show em Copacabana

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/lady-gaga-no-brasil-saiba-tudo-sobre-carreira-da-cantora/