A atriz e cantora vencedora do Tony e do Globo de Ouro, Linda Lavin, mais conhecida por estrelar a série “Alice” da CBS por quase uma década, morreu no domingo (29), aos 87 anos. Ela morreu devido a complicações de um câncer de pulmão recentemente descoberto, segundo seus representantes.
A longa e ilustre carreira de Lavin, que abrangeu tanto os palcos quanto as telas, começou ainda jovem. Nascida em uma família musical, Lavin se apresentava desde os 5 anos de idade, de acordo com a faculdade que frequentou, William & Mary.
Ela conseguiu sua grande chance em Nova York, aperfeiçoando-se em peças e musicais da Broadway durante os anos 1960. Estrelou o musical “It’s a Bird… It’s a Plane… It’s Superman” em 1966, com a crítica do New York Times na época elogiando sua performance como “inovadora”. “Gostaria que ela estivesse em todos os musicais e espetáculos”, escreveu o crítico do Times Stanley Kauffmann.
Mas foi a série de televisão “Alice”, que acompanha uma mãe viúva perseguindo seus sonhos de ser cantora enquanto trabalha em uma lanchonete, que tornou Lavin um nome conhecido. Ela interpretou a personagem-título durante toda a série de nove temporadas, de 1976 a 1985 – período durante o qual ganhou dois Globos de Ouro, foi indicada uma terceira vez e também recebeu uma indicação ao Emmy.
Nos anos seguintes, ela conciliou televisão, cinema e teatro, conquistando um Tony Award por seu papel principal na peça “Broadway Bound” de 1986 – e mais indicações ao Tony por diversos outros projetos. Seu trabalho nunca diminuiu ao longo dos anos, com participações em dublagem, direção e produção, além de ministrar aulas magistrais em William & Mary.
Sua performance mais recente foi na série Netflix “Quem Vê Casa…”, que acompanha três famílias lutando para comprar a mesma casa – lançada no início deste mês de dezembro. Ela estava programada para atuar em outra peça, “Mid-Century Modern”, na Califórnia em janeiro.
A notícia de sua morte provocou tributos e mensagens de luto daqueles em Hollywood e na Broadway que a lembravam como uma veterana respeitada que moldou a indústria.
A atriz Patricia Heaton compartilhou um vídeo no X relembrando seu tempo trabalhando com Lavin na série de curta duração da ABC “Room for Two” de 1992 a 1993. “Ela era uma verdadeira lenda. O primeiro papel importante que tive na televisão foi interpretando sua filha”, disse Heaton. “Ela foi minha mentora, meu anjo da guarda. Ela realmente cuidou de mim, me ensinou muito, não apenas sobre atuação, mas sobre a vida. E jantamos há alguns meses quando eu estava em LA, e ela estava tão perspicaz, engraçada e energética como sempre foi.”
Relembre os principais lançamentos de 2024 nos cinemas brasileiros
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/morre-a-atriz-linda-lavin-da-serie-alice-aos-87-anos/