As músicas de Taylor Swift estão de volta ao TikTok após uma disputa contínua com seu distribuidor Universal Music Group sobre royalties.
O retorno à popular rede social ocorre no momento em que a cantora está prestes a lançar um novo álbum. “The Tortured Poets Department” chega às plataformas digitais na próxima semana.
Nesta quinta-feira (11), a CNN conseguiu localizar as músicas de Swift no catálogo de músicas do TikTok, que pode ser usado por qualquer pessoa que crie novos vídeos.
No início do ano, o Universal Music Group retirou músicas de seus artistas, como Swift, Ariana Grande, Camila Cabello e Rihanna, após divulgar um comunicado diznedo: “Uma carta aberta à comunidade de artistas e compositores – por que devemos pedir um tempo no TikTok ”, no qual dizia que seu contrato de licenciamento com a plataforma estava expirando.
Como resultado, a música dos artistas da Universal foi removida de todos os vídeos do TikTok com um aviso informando que ela havia sido retirada devido a violação de direitos autorais.
O Universal Music Group disse na época que a TikTok propôs pagar a seus artistas e compositores “uma fração da taxa que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam”.
“Em última análise, o TikTok está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música”, afirmou o comunicado.
Ainda assim, a Universal disse que o TikTok representa apenas cerca de 1% de sua receita total.
A empresa também questionou a forma como o a rede social permite a existência de gravações geradas por IA na plataforma e está desenvolvendo ferramentas para “permitir, promover e encorajar” esse tipo de criação musical, o que “diluiria enormemente o conjunto de royalties para artistas humanos”.
Não está claro quais termos foram cumpridos após o retorno de Swift ao TikTok. Músicas de outros artistas da Universal ainda não estão listadas na plataforma.
Os porta-vozes do Universal Music Group, TikTok e Taylor Swift não responderam a um pedido de comentário.
Veja também: discografia de Taylor Swift
-
1 de 11
Veja a discografia de Taylor Swift
Crédito: REUTERS/Mark Blinch -
2 de 11
“Taylor Swift” foi o primeiro álbum da cantora, lançado em 2006
Crédito: Reprodução -
3 de 11
“Fearless” foi lançado em 2008; mais de 10 anos depois, Swift lançou uma regravação, chamada “Fearless (Taylor’s Version)”
Crédito: Reprodução -
4 de 11
“Speak Now” foi lançado em 2010; uma nova versão foi lançada dia 7 de julho
Crédito: Reprodução -
5 de 11
Swift lançou “Red” em 2012, ainda na gravadora Big Machine; a sua versão do álbum foi lançado em 2021
Crédito: Reprodução -
6 de 11
“1989” também foi gravado com a Big Machine; uma nova versão com músicas inéditas foi lançada em 2023
Crédito: Reprodução -
7 de 11
“Reputation” foi seu último álbum com antiga gravadora; uma nova versão deve ser lançada neste ano
Crédito: Reprodução -
8 de 11
“Lover”, lançado em 2019, foi o álbum mais vendido daquele ano
Crédito: Reprodução -
9 de 11
No ano seguinte, Swift alcançou o mesmo feito com “Folklore”
Crédito: Reprodução -
10 de 11
Também lançado em 2020, o “Evermore” foi 2º mais vendido do ano, perdnedo apenas para “Folklore”
Crédito: Reprodução -
11 de 11
Lançado neste ano, “Midnights”, com apenas três meses de seu lançamento, tornou-se o álbum mais vendido da história nos Estados Unidos desde 2017, quando a própria Taylor Swift lançou “Reputation”
Crédito: Reprodução
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/musicas-de-taylor-swift-voltam-a-ficar-disponiveis-no-tiktok/