O ator e ativista Leonardo DiCaprio, 50, usou suas redes sociais para homenagear o papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, em decorrência de um AVC seguido de insuficiência cardíaca. O pontífice, cujo nome de batismo era Jorge Mario Bergoglio, morreu na segunda-feira (21), após enfrentar sérios problemas de saúde nas últimas semanas, incluindo uma pneumonia bilateral e um quadro de bronquite.
O astro de Hollywood descreveu o líder da Igreja Católica como uma figura influente no campo espiritual e também na luta ambiental — causa que ambos compartilhavam.
“Papa Francisco foi um líder revolucionário, não apenas para a Igreja Católica, mas também para a reforma e o ativismo ambiental. Ele demonstrou um compromisso profundo e inabalável com o cuidado do meio ambiente, especialmente através de sua inovadora encíclica Laudato si’, de 2015. Esse documento poderoso serviu como um apelo urgente por uma mudança imprescindível na forma como nos relacionamos com o planeta. Ao enfatizar a interconexão de toda a vida, o papa Francisco convocou indivíduos, comunidades, instituições e líderes mundiais a se unirem em prol do cuidado com a nossa casa comum. Suas palavras ajudaram a impulsionar o momento que antecedeu a conferência COP21 em 2015, contribuindo para a formação do Acordo de Paris.”
O artista norte-americano também relembrou um encontro pessoal com o pontífice, pouco antes de lançar seu documentário sobre mudanças climáticas, “Before the Flood”, em 2016.
“Durante as filmagens do meu documentário Before the Flood em 2016, tive a honra de me sentar com o papa Francisco para uma conversa sobre a necessidade urgente de enfrentar as mudanças climáticas. Essa experiência foi esclarecedora, profundamente comovente e empolgante.”
Em sua homenagem, DiCaprio elogiou a continuidade do trabalho do papa na pauta ambiental, anos após a publicação de Laudato si’. Em 2023, Francisco lançou Laudate Deum: Exortação Apostólica sobre a Crise Climática, onde declarou que “os sinais da mudança climática estão aí, cada vez mais evidentes”.
“Nela, ele renovou seu apelo por ações climáticas imediatas e decisivas, lembrando-nos de que ‘somos parte da Natureza, incluídos nela e, portanto, em constante interação com ela’, e de que não devemos ver o mundo de fora, mas sim a partir de dentro. O papa Francisco foi um dos líderes espirituais mais extraordinários do nosso tempo. Seu legado continuará a inspirar gerações de ambientalistas ao redor do mundo. Que ele descanse em paz.”
“Conclave”: o que é real no filme que mostra eleição do papa?
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/papa-francisco-leonardo-dicaprio-relembra-encontro-sobre-crise-climatica/