Após as vitórias de “Anora” na 97ª cerimônia do Oscar, inúmeros internautas brasileiros repararam algo estranho nas redes sociais do prêmio: postagens sobre o filme foram ocultadas no Instagram e são visíveis apenas em solo americano. O sumiço das postagens, que é válido tanto em território brasileiro como na Europa, fez com que inúmeras pessoas questionassem o motivo.
Nos Estados Unidos, o público pode assistir aos discursos de Mikey Madison e de Walter Salles, que conquistou a estatueta de Melhor Filme Internacional por “Ainda Estou Aqui”.
A Academia ainda não se pronunciou sobre possível restrição de conteúdo para o público brasileiro. A Meta, empresa responsável pelo Instagram, também não revelou quais alterações foram feitas e se é possível revertê-las. De acordo com internautas, ao menos cinco vídeos estão ocultados no Brasil.

Alguns usuários conseguiram acessar as publicações visíveis apenas em território americano e questionaram a postura da Academia. Outros brincaram com a situação e pediram para que as postagens fossem liberadas também em solo brasileiro.
A atitude pode ter sido tomada após engajamento ferrenho do público brasileiro no perfil, que fez com que os números da conta se tornassem um sucesso graças às indicações de “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres ao prêmio.
A CNN entrou em contato com a Meta solicitando mais informações sobre as postagens ocultas, mas a empresa afirmou que não vai comentar sobre o assunto.
Além de “Ainda Estou Aqui”: conheça os livros de Marcelo Rubens Paiva
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/postagens-do-oscar-sao-ocultadas-para-brasileiros-e-internautas-questionam/