Indo na contramão dos colegas de profissão, Timbaland não vê problemas no uso de inteligência artificial na música. Em entrevista à Rolling Stone, o músico afirmou que até tem usado uma nova ferramenta tecnológica para criar músicas.
“Você pode lançar ótimas músicas em minutos. Eu sempre quis fazer o que Quincy Jones fez com Thriller de Michael Jackson quando ele tinha [quase] 50 anos. Então meu Thriller, para mim, é essa ferramenta. Deus me apresentou essa ferramenta”, diz Timbaland sobre a Suno.
No ano passado, o músico se tornou consultor da Suno, indo na contramão de artistas e gravadoras que denunciam o uso da inteligência artificial na arte. De acordo com um estudo recente, a IA pode reduzir a renda dos músicos em até 24% num futuro próximo.
Para Timbaland, no entanto, o recurso tem sido pessoalmente muito proveitoso. “Eu provavelmente fiz mil batidas em três meses, e muitas delas — não todas — são sucessos, e de todos os gêneros que você possa imaginar… Acabei de fazer quatro músicas de K-pop esta manhã!”, contou Timbaland.
Polêmica sobre a IA
Em abril de 2024, uma série de artistas, como Stevie Wonder, Billie Eilish, Nicki Minaj, assinaram uma carta aberta denunciando a música de IA. “Algumas das maiores e mais poderosas empresas estão usando IA para substituir artistas humanos, violando nossos direitos e corroendo o valor do nosso trabalho”, escreveram.
Timbaland, no entanto, acredita que os artistas devem aprender com a ferramenta. “Tipo, como nos inspiramos disso? E isso pode ser resolvido”, afirmou o artista, conhecido por produzir músicas como Nelly Furtado, Justin Timberlake e Aaliyah.
“A ferramenta vai elevar o trabalho. Não vai simplesmente operar por conta própria. Pode lhe dar algo que você nunca pensou, e se torna o maior disco da sua vida. Você vai criticá-la então?… Eu nunca quero remover os humanos do que eles fazem. Eu só quero inspirá-los a fazer mais”, finalizou.
Céline Dion é dona da residência mais lucrativa de Las Vegas
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/timbaland-defende-ia-na-musica-deus-me-apresentou-essa-ferramenta/