Interpretada por Deborah Bloch, 61, Odete Roitman fez sua primeira aparição no remake de “Vale Tudo” no capítulo do último sábado (26), em celebração aos 60 anos da TV Globo. Na versão original, exibida em 1988, a personagem era vivida por Beatriz Segall.
Durante a adaptação, a primeira menção ao nome da vilã se deu na empresa de transporte aéreo TCA, quando Marco Aurélio (Alexandre Nero) recebe as primeiras informações de um acidente envolvendo um avião da companhia. Logo depois, sua secretária, Consuêlo (Beliza Pombal), surge na sala, informando que “Dona Odete está no telefone”. “É a Odete?”, rebate ele.
Na sequência, foi a vez de Eugênio (Luiz Salem), Heleninha (Paolla Oliveira) e Celina (Malu Galli) se depararem com algumas malas que acabaram de chegar na mansão em que moram. Segundos depois, Celina atendeu a ligação de Odete. “Alô, minha irmã! Chegaram. As malas já estão aqui. E você, chega quando? Já vou mandar arrumar o seu quarto”, avisa.
Neste momento, a câmera se encaminha até Odete, que está no exterior. O começo da cena, inclusive, é similar à versão original, onde apenas olhos e boca da personagem eram exibidos ao público. No entanto, depois, também foi possível ver o corpo inteiro de Roitman, que agradece ao cuidado da irmã, mas nega a estadia.
“Não, Celina. Obrigada, meu bem. Estou viajando acompanhada. E a elegância pede o mínimo de privacidade. Mas eu já pedi para reservar a suíte presidencial de um desses hotéis limpinhos aí no Brasil. De preferência, que não tenha um bando de mendigos na porta tentando agarrar a gente”, disse.
“Eu ainda não sei qual vai ser. Mas devo ficar no melhorzinho que tiver, que é para evitar de ter brasileiros de outros estados passando na porta do meu quarto, que isso é o horror total. Essa gente viaja até com criança, às vezes. É uma loucura. Sem falar que quanto menos eu ouvir falar português, meu bem, melhor. Voilá, mon chéri. Segunda-feira, às 21h30, eu estou aí”, concluiu, encerrando a cena.
ELA TÁ CHEGANDOOOO! ODETE ROITMAN DEU O RECADO 💋 Segunda-feira quero ver todo mundo ligado em #ValeTudo! 😌✨ pic.twitter.com/KgoUq9FSlb
— TV Globo 📺 (@tvglobo) April 27, 2025
Como foi a aparição de Odete na versão original
Em 1988, Odete surgiu no ar ao longo do capítulo 28. Na cena, Marco Aurélio (Reginaldo Faria) o recebia um relex e logo suspendeu todas as demissões feitas pouco antes na empresa. “Ela vai chegar”.
Na mansão, Celina (Nathalia Timberg) conversava ao telefone com alguém. “Então você fica conosco? Eu vou mandar preparar o quarto de hóspedes”, perguntou, dando espaço para que Odete surgisse mostrando olhos e boca.
“Não, Celina, obrigada, meu bem. Estou viajando acompanhada. Você reserva para mim a suíte presidencial de um desses hotéis limpinhos aí, de preferência que não tenha um bando de mendigos na porta tentando agarrar a gente. E pede um desconto, eles dão”, diz ao telefone.
No capítulo, ela ainda expõe que não quer ficar perto de brasileiros. “Celina, por favor, avisa na portaria do hotel que eu detesto ter brasileiro de outros estados passando na porta do meu apartamento falando português. Essa gente viaja até com criança. Quanto menos eu ouvir falar português, melhor”, encerra a ligação.
reserva pra mim a suíte presidencial de um desses hotéis limpinhos que não tenham mendigos na porta tentando agarrar a gente?
e pede um desconto, eles dão pic.twitter.com/387jp3r1LN
— acervo vale tudo (@acervovaletudo) July 1, 2024
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/vale-tudo-compare-chegada-de-odete-roitman-ao-brasil-em-1988-e-no-remake/