Como será terceiro encontro de Lula com o Conselhão, no Itamaraty

Recriado em maio do ano passado depois de ser extinto por Jair Bolsonaro, o Conselhão terá nesta quinta-feira sua terceira reunião plenária, com a participação do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de outros ministros do governo. O evento está marcado para começar às 9h e vai acontecer ao longo do dia no Palácio Itamaraty, em Brasília, onde ocorreu o primeiro.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável é composto por mais de 200 integrantes, entre empresários, líderes de movimentos sociais e representantes da sociedade civil. Segundo o Planalto, o objetivo deste encontro debater sugestões relacionadas à formulação de políticas com o objetivo de reduzir desigualdades e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável do país.

Coordenador do órgão, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, vai fazer a abertura da reunião, na qual também deverão falar Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).

À tarde, Padilha e a ministra-interina da Casa Civil, Miriam Belchior, vão comandar uma mesa de debate entre conselheiros.

A terceira reunião do Conselhão acontece mais de seis meses após a segunda, realizada no Palácio do Planalto no dia 12 de dezembro do ano passado. Na ocasião, Lula deu um chá de cadeira de uma hora e meia nos participantes e discursou diante de praticamente metade das cadeiras colocadas no Salão Nobre do palácio já vazias.

Segunda reunião plenária do Conselhão, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, antes do discurso do presidente Lula
Segunda reunião plenária do Conselhão, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, antes do discurso do presidente Lula (Gustavo Maia/VEJA)

Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/como-sera-terceiro-encontro-de-lula-com-o-conselhao-no-itamaraty/