Morre a deputada federal Amália Barros, aos 39 anos

A deputada federal Amália Barros (PL-MT), eleita em 2022 por Mato Grosso, morreu na madrugada deste domingo, 12, aos 39 anos. Vice-presidente do PL Mulher Nacional, Amália estava internada desde o dia 1º de maio para tratar de um nódulo no pâncreas. A informação foi divulgada no perfil da parlamentar nas redes sociais.

Internada no início do mês para a retirada do nódulo, Amália apresentou uma série de complicações desde então. Além da cirurgia inicial, realizou uma drenagem das vias biliares, uma “reabordagem cirúrgica” e uma nova intervenção para tratar complicações no fígado, mas não resistiu.

Nascida em Mogi Mirim, cidade do interior paulista, Amália era formada em jornalismo e perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma toxoplasmose. Em 2016, após uma série de cirurgias, teve que retirar o globo ocular e passou a usar uma prótese. A condição fez da visão monocular sua principal causa política: fundou o Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular e se dedicou à aprovação da Lei. 14.126/2021, que classificou a condição como deficiência sensorial.

Eleita com cerca de 70 mil votos, Amália integrou na Câmara as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras. Filiada ao Partido Liberal (PL), pelo qual o ex-presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018, era aliada da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, que publicou uma homenagem no Instagram. “Vou te amar pra sempre minha amiga, você está nos braços do nosso pai”, escreveu em uma publicação nos stories. 

Fonte: https://veja.abril.com.br/politica/morre-a-deputada-federal-amalia-barros-aos-39-anos/