Os sinais positivos e negativos da nova presidente da Petrobras

Enquanto as ações da Petrobras sobem na bolsa puxadas pelas primeiras declarações da nova presidente da estatal, Magda Chambriard, o país vê de novo um governo do PT se aproximar de um grande conflito entre a ala desenvolvimentista e a ala ambientalista.

Chambriard afirmou muitas coisas, entre elas a de que também vai respeitar a vontade dos acionistas minoritários, tentando dirimir a impressão de que só a vontade da acionista controlador, o governo, será atendida.

Ocorre que a nova presidente da Petrobras não parou por aí e indicou que vai aumentar a pressão pela aprovação, ou emissão de licença para explorar o petróleo da da da bacia da Foz do Amazonas.

Na cabeça de Magda Chambriard, assim como na dos quadros do ala desenvolvimentista, o Brasil precisa de mais petróleo para liderar a transição energética. Não é o que pensa o Ibama e o ministério do Meio Ambiente.

Outro ponto importante de sua fala – este que remete a algo que deu muito errado em governos petistas anteriores – é a de que vai recomprar refinarias privatizadas.

Magda Chambriard ainda afirmou que a política do governo Lula sobre os preços dos combustíveis será mantida – ou “abrasileirada”- e dos dividendos, um dos motivos que levou à queda do seu antecessor. “Se tem lucro, tem dividendos. Nós queremos ter lucro e queremos ter dividendos”.

Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/os-sinais-positivas-e-negativos-da-nova-presidente-da-petrobras/