PEC das Praias foi aprovada na Câmara com votos de cinco ministros de Lula

A hoje polêmica PEC que pode permitir a privatização de praias do litoral brasileiro passou fácil pela Câmara mais de dois anos atrás, com votos de cinco dos atuais ministros de Lula: André de Paula (Pesca e Aquicultura), André Fufuca (Esporte), Celso Sabino (Turismo), Juscelino Filho (Comunicações) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

Os deputados de PSD, PP, União Brasil e Republicanos ganharam pastas na Esplanada dos Ministérios para ampliar a base do governo Lula, que é contrário à Proposta de Emenda à Constituição. O ministro da articulação política, Alexandre Padilha, que estava na Câmara na ocasião, votou “não” à PEC e disse nesta segunda que vai trabalhar contra o projeto na CCJ do Senado, onde é relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A matéria foi aprovada no dia 22 de fevereiro de 2022 com 377 votos a favor, 93 contra e uma abstenção, no primeiro turno, e 389 favoráveis e 91 contrários, no segundo.

Fufuca, aliás, foi importante para garantir a celeridade na votação, por ter sido o autor de um requerimento de quebra de interstício, aprovado pelo plenário da Câmara, para dispensar a exigência regimental de deliberação entre um turno e outro.

Questionado pelo Radar nesta segunda sobre o projeto que ajudou a aprovar, o atual ministro do Esporte disse achar que a PEC não vai avançar no Senado.

Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/pec-das-praias-foi-aprovada-na-camara-com-votos-de-cinco-ministros-lula/