Quem é Nelson Barbudo, suplente que assume a Câmara após morte de Amália Barros

Foto: Reproducão

Com o falecimento da deputada federal Amália Barros (PL-MT) na madrugada deste domingo, (12), o agricultor e ex-deputado Nelson Ned Previdente, conhecido como Nelson Barbudo (PL-MT), deverá ocupar a vaga deixada pela parlamentar.
Nelson Barbudo é o primeiro suplente do Partido Liberal. Nas eleições de 2022, apesar de não conquistar um assento, obteve uma votação expressiva, tornando-se o primeiro suplente da legenda, o que o coloca como o próximo na linha de sucessão para substituir os eleitos do partido.

Em 2018, Nelson Barbudo foi o deputado federal mais votado de Mato Grosso, com 126 mil votos, durante uma onda bolsonarista. Anteriormente, ele havia sido vereador em Alto Taquari, Mato Grosso, em 2004.

Amália Barros.

Durante sua passagem pela Câmara, Barbudo relatou projetos polêmicos, como propostas para regulamentar a caça de animais e proibir o uso do termo “carne” em embalagens de produtos não provenientes de animais. Nenhum desses projetos foi aprovado até o momento.

Barbudo enfrentou acusações de machismo após dirigir comentários à deputada Tabata Amaral (PSB-SP) durante uma sessão na Comissão de Meio Ambiente em 2019. Além disso, em 2005, foi multado pelo Ibama por desmatamento, sendo posteriormente envolvido em um projeto que busca limitar o valor das multas ambientais no país, ainda em tramitação na Câmara.

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-e-nelson-barbudo-suplente-que-assume-a-camara-apos-morte-de-amalia-barros/