Alagamentos são registrados após chuva com relâmpagos e trovões em Fortaleza e Região Metropolitana

A capital cearense e outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) vêm registrando alagamentos em diversos pontos, na manhã desta sexta-feira (4), após forte chuva com relâmpagos e trovões desde a noite anterior. Vias de Maracanaú e Caucaia ficaram cobertas por água, que também tomou várias residências dentro e fora da capital.

Conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza registrou ao menos 68,8 milímetros de chuva, nos registros máximos, no período de 24 horas entre a manhã da quinta-feira (3) e a manhã desta sexta (4). Outros municípios da Região Metropolitana também tiveram registros considerados expressivos no monitoramento diário, como Maracanaú, com 53 milímetros; Itaitinga, com 65 mm; e Aquiraz, com 71 mm. Os dados desse período de 24 horas são enviados dos municípios ao longo do dia, de modo que o número tende a aumentar.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Os destaques, na atualização da Funceme até as 8h20, ficavam com os municípios de Senador Sá (100 mm), Aquiraz (71 mm), Fortaleza (68,6 mm), Pindoretama (65 mm), Itaitinga (65 mm), Ocara (61 mm), Cariús (59 mm), Jucás (57 mm) e Maracanaú (53 mm).

Confira abaixo os postos da Funceme com os maiores registros de chuva no período de 24 horas entre a manhã de quinta (3) e a manhã de sexta-feira (4):

Senador Sá (Posto: SALAO) : 100 mm
Aquiraz (Posto: SITIO SAPUCAIA FAGUNDES) : 71 mm
Fortaleza (Posto: CACA E PESCA) : 68.6 mm
Pindoretama (Posto: PINDORETAMA) : 65 mm
Itaitinga (Posto: ITAITINGA) : 65 mm
Ocara (Posto: SERRAGEM) : 61 mm
Cariús (Posto: CARIUS) : 59 mm
Jucás (Posto: JUCAS) : 57 mm
Fortaleza (Posto: MESSEJANA) : 54.6 mm
Maracanaú (Posto: MARACANAU) : 53 mm

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para Fortaleza e outros 132 municípios cearenses devido à previsão de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h até esta sexta-feira (4). O aviso, divulgado nesta quinta-feira (3), indica “perigo potencial” em razão das condições meteorológicas.

Segundo o Inmet, os municípios afetados podem registrar chuvas de até 50 milímetros por dia. Apesar do volume, o instituto avalia que o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Leia também | Chuva de 82 mm derruba muro de cemitério e alaga ruas em Assaré (CE)

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/04/04/alagamentos-sao-registrados-apos-chuva-com-relampagos-e-trovoes-em-fortaleza-e-regiao-metropolitana/