A Assembleia Legislativa do RN homenageou a Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão (FNFS) pelos seus 67 anos de história, em uma sessão solene realizada nesta quarta-feira 11. A cerimônia foi proposta pelo deputado Neilton Diógenes (PP) e contou com a presença de representantes da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal, da vice-presidência do América Futebol Clube, do presidente da FNFS, atletas e familiares.
Em seu discurso, Neilton Diógenes ressaltou o papel da FNFS no fortalecimento do futsal no estado, destacando sua atuação em cidades do interior como Apodi, Assú e Macau, com a realização da ‘Copa RN’. Segundo o deputado, a federação tem promovido um campeonato estadual mais democrático e descentralizado, culminando com a realização da ‘Taça Brasil’ em Apodi, em 2022. A vinda do evento, de acordo com o parlamentar, estimulou a profissionalização de mais equipes e ampliou a visibilidade do futsal potiguar.
Neilton também falou sobre o sucesso de equipes como o Apodi Futsal e o retorno de times tradicionais, como o Baraúnas, Potiguar de Mossoró e América de Natal, que atualmente detém o título de campeão estadual. “É um orgulho ver que o trabalho da FNFS está sendo reconhecido nacionalmente, quebrando barreiras e mostrando a força do nosso futsal”, concluiu o deputado.
O empreendedor Humberto Filho, representando os homenageados, também destacou o crescimento do futsal potiguar, mencionando o sucesso de jogadores do estado no Campeonato Brasileiro de Futsal. “No campeonato mais democrático que já existiu, três potiguares foram artilheiros”, afirmou.
Humberto compartilhou a trajetória do Apodi Futsal, que inicialmente buscava apenas disputar o campeonato estadual, mas foi conquistando espaço e se destacando nacionalmente, com o vice-campeonato brasileiro.
O discurso de Humberto Filho também abordou a importância do futsal nas escolas, ressaltando a presença significativa dessa modalidade nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), com 16 mil atletas de futsal em 2024, representando 40% do total de participantes. “O futsal é a maior modalidade esportiva do estado e merece cada vez mais apoio e incentivo”, afirmou.
Ele encerrou seu pronunciamento com um apelo para que o futsal continue crescendo, destacando os recentes sucessos da modalidade e o potencial de seus atletas, que têm conquistado reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/alrn-celebra-67-anos-da-federacao-de-futsal/