A procuradora de Justiça Myrian Coeli Gondim D´Oliveira Solino tomou posse nessa segunda-feira 3 no cargo de corregedora-geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Myrian Solino, que foi eleita por aclamação pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN (CPJ/MPRN) para complementação do biênio 2023/2025, exercerá o cargo até o dia 21 de abril deste ano. Ela assume o lugar da procuradora de Justiça Iadya Gama Maio, que renunciou ao cargo.
A posse ocorreu durante a 1ª sessão extraordinária solene do CPJ, no Plenário da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Natal, e contou com a presença da Procuradora-Geral de Justiça, Elaine Cardoso, da ouvidora do MPRN, Mariana Barbalho, do presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (AMPERN), Clayton Barreto, além de procuradores, promotores de Justiça, servidores da instituição e familiares da nova corregedora.
A sessão teve início com a leitura do termo de posse e a assinatura formal da empossada. Em seu compromisso, Myrian Coeli declarou: “Prometo bem e fielmente cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, as leis do Ministério Público e as leis do País e do Estado do Rio Grande do Norte, promovendo a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais individuais e disponíveis. Assim o prometo”.
O presidente da AMPERN, Clayton Barreto, destacou o papel da Corregedoria no aprimoramento do trabalho ministerial e enalteceu a atuação da corregedora antecessora. “A Corregedoria tem se consolidado como um órgão fundamental para o aperfeiçoamento da atividade ministerial, orientando os membros, fiscalizando as atividades funcionais e desenvolvendo projetos que contribuem para a transparência e eficiência do Ministério Público”, afirmou. Ele também ressaltou ações implementadas na gestão anterior, como a sala de acompanhamento virtual, banco de atuação resolutiva, bate-papo com a Corregedoria, plano de atuação prioritário (PAP), acervo gerenciável, além de audiências públicas regionais.
O procurador de Justiça Anísio Marinho Neto, em nome do Colégio de Procuradores, saudou a nova corregedora e enfatizou sua trajetória institucional. “A colega Myrian Coeli ingressou no Ministério Público em 30 de setembro de 1986 e teve uma carreira de destaque, passando por várias comarcas antes de se tornar procuradora de Justiça em 2020. Sua atuação como corregedora adjunta nos últimos dois anos demonstrou sua competência e compromisso com a instituição”, disse.
Anísio Marinho Neto ainda reforçou o compromisso da Corregedoria-Geral com o papel de fiscalizar e orientar o trabalho dos membros do MPRN, aferindo critérios de qualidade, tempestividade e resolutividade. “Acredito que a colega terá disposição de luta, de trabalho e de comprometimento com a causa pública”.
Em seu discurso de posse, Myrian Coeli destacou o desafio de assumir o cargo em meio à continuidade de projetos estruturantes. “Aceitei o desafio de ser adjunta da doutora Iadya e esperava mais aprender e ganhar experiência do que propriamente vir a comandar um dia o órgão correcional. E agora estou aqui, pelas reviravoltas do destino, assumindo a chefia de uma equipe que tem feito tanto nos últimos anos”, declarou.
Ela também fez uma analogia sobre o seu papel como corregedora. “Penso que é hora de ser uma prático, de levar o navio da Corregedoria com segurança ao porto e ao seu lugar de desembarque e embarque após uma viagem espetacular cheia de ótimas histórias e missões cumpridas”, afirmou. “A última comandante nos entregou o navio em ótimas condições e a próxima equipe já se prepara para assumir o comando”, acrescentou.
Ao lado da corregedora-geral adjunta, Darci Pinheiro, a nova corregedora afirmou que dará continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos. “Trabalharemos juntas para que este movimento de chegada e partida seja realizado da melhor forma para a Corregedoria e o Ministério Público Potiguar”, disse.
A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, finalizou a cerimônia ressaltando o compromisso da nova corregedora e sua importância para a instituição. “A atuação da Corregedoria é essencial para o fortalecimento do Ministério Público e para garantir a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Tenho certeza de que a doutora Miriam exercerá essa função com responsabilidade, equilíbrio e dedicação”, afirmou.
A solenidade foi encerrada com a execução do Hino do Estado do Rio Grande do Norte.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/apos-anos-como-adjunta-myrian-coeli-assume-corregedoria-do-mprn-por-aclamacao/