A Arquidiocese de Aracaju realizará, na quinta-feira (27), a coletiva de imprensa para o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2025. O evento ocorrerá a partir das 8h30, no Centro de Evangelização Monsenhor Carvalho, localizado na Rua Propriá, 222, no Centro da capital sergipana.
O arcebispo de Aracaju, Dom Josafá Menezes, e o Padre Jadilson Andrade, assessor eclesiástico para as Campanhas, conduzirão a apresentação.
A CF 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Inspirada nos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, a campanha também celebra os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, a recente exortação Laudate Deum, os 10 anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a futura realização da COP 30 em Belém (PA).
Neste ano, a Igreja no Brasil reforça o compromisso com a casa comum, chamando os fiéis à conversão integral diante da crise socioambiental. O objetivo é sensibilizar as comunidades para a escuta do grito dos pobres e da Terra, promovendo ações concretas de cuidado com o meio ambiente.
A Arquidiocese de Aracaju convida todos a se unirem a essa reflexão, transformando a Quaresma em um tempo de compromisso com a Criação e com a justiça socioambiental.
Histórico
A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da CNBB realizada anualmente durante a Quaresma desde 1962, quando foi criada pelo primeiro bispo auxiliar e administrador apostólico de Natal (RN), Dom Eugênio de Araújo Sales. Quase sempre, o tema está ligado a um problema social. A ecologia, segundo a Conferência, “é a questão mais tratada” pelas Campanhas da Fraternidade da CNBB, tendo sido abordada em oito edições.
*Com informações Arquidiocese de Aracaju
Fonte: https://ajn1.com.br/urbano/arquidiocese-de-aracaju-lancara-campanha-da-fraternidade-2025-na-quinta-feira/