Assembleia Legislativa inicia processo para preenchimento de vaga no TCE-RN

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALRN), deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), anunciou o comunicado do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN), que declara a vacância do cargo do conselheiro Tarcísio Costa, que se aposentou no último dia 24 de maio. O anúncio ocorreu durante a abertura da sessão plenária desta quarta-feira 5, quando Ezequiel informou que as bancadas da Casa devem apresentar seus indicados e respectivos currículos até a próxima quarta-feira 12, à Diretoria Legislativa da Casa. A eleição, secreta, será no dia 26 de junho.

“Após formalizadas as indicações, esta Presidência dará conhecimento público das candidaturas por meio do Diário Eletrônico da Assembleia, marcando sessão secreta para a escolha do próximo conselheiro”, explicou o presidente. Os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: idoneidade moral, experiência no setor público, idade mínima de 35 anos e menos de 65.

Os deputados George Soares (PV) e Gustavo Carvalho (PSDB) disputam o cargo. Gustavo, hoje com 61 anos e cinco mandatos na Casa, começou o ano com 14 votos contados e garantidos dos colegas de plenário. No entanto, recentemente, três passaram a apoiar George, que tem 45 anos: os deputados Nelter Queiroz (PSDB), Coronel Azevedo (PL) e Galeno Torquato (PSDB). A votação secreta será dia 26 de junho e o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), só vota em caso de empate.

Estão declaradamente apoiando Gustavo Carvalho sete deputados: Dr. Kerginaldo Jácome, José Dias e Tomba Farias, todos do PSDB; Cristiane Dantas e Luiz Eduardo, do Solidariedade; Terezinha Maia (PL) e Ivanilson Oliveira (União Brasil). Já entre os que devem votar em George Soares, estão dez parlamentares: Dr. Bernardo, Galeno Torquato, Kleber Rodrigues, Nelter Queiroz e Ubaldo Fernandes, do PSDB; Divaneide Basílio, Francisco do PT e Isolda Dantas, do PT; Hermano Morais (PV) e Coronel Azevedo (PL).

Ainda não definiram seu voto os deputados Adjuto Dias (MDB), Eudiane Macedo (PV), Neilton Diógenes (PP) e Taveira Júnior (União Brasil). Conforme a coluna Opinião trouxe semana passada, é possível que Adjuto vote em George sob influência de seu pai, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), amigo de longa data do suplente Vivaldo Costa, que retornará à Assembleia Legislativa, com o compromisso que, em 2026, não concorra e nem deixe o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, ou o ex-prefeito Bibi Costa entrar na disputa para deputado estadual.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/assembleia-legislativa-preenchimento-tce-rn/