Assú inicia inventário turístico para fortalecer o setor e organizar oferta local

A cidade de Assú dá um passo importante para o fortalecimento do turismo local com o início do Inventário Turístico, uma ação conjunta da Prefeitura Municipal e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs). De sexta-feira 25 a domingo 27, estudantes do curso de Turismo de Currais Novos, acompanhados por professores, percorrerão diferentes pontos do município para mapear sua infraestrutura, atrativos e serviços voltados ao turismo.

Segundo o professor Marcelo Taveira, responsável pela equipe, o inventário visa organizar melhor a atividade turística em Assú. “Estamos aqui com vinte pessoas. Trata-se de uma metodologia que nós desenvolvemos na UFRN. Fizemos praticamente toda a região do Seridó, temos dezoito municípios inventariados e as demandas são muitas”, disse. O levantamento em Assú envolveu a aplicação de 48 tipos de formulários, totalizando mais de três mil cópias distribuídas durante três dias de trabalho de campo.

O inventário será disponibilizado em formato de e-book nas plataformas da Universidade, da Prefeitura e da Secretaria de Turismo. “Esse documento se torna uma fonte de pesquisa. Quem quiser conhecer os atrativos naturais, a infraestrutura, como anda o turismo no município, consulta o inventário, que é um documento técnico validado”, explicou Taveira.

Para a composição da equipe, os alunos foram selecionados a partir do rendimento acadêmico e da capacidade de atuação em campo. “Muitos são bolsistas de ensino, extensão e pesquisa. Depois disso, há uma capacitação específica com a metodologia utilizada, para que eles venham para o campo conhecendo todas as etapas”, disse o professor.

Durante a ação, Taveira ressaltou a importância dos dados coletados. “Sem informações confiáveis, as decisões ficam muito mais difíceis. O município vai ter um arcabouço técnico para pensar em áreas que precisam de maior atenção, como a revitalização de praças públicas, qualificação profissional e roteirização turística. Quando o visitante chega para o São João, por exemplo, é necessário oferecer serviços e roteiros para ampliar a permanência dele”, comentou.

O inventário também servirá de base para novos investimentos. “Se temos um número concreto de hospedagens e leitos, podemos atrair investidores. Empresas de hotelaria, por exemplo, vão poder acessar esses dados públicos e entender o potencial de retorno”, explicou Marcelo Galvão. Além disso, o material apoiará a atualização do site de Turismo da cidade e permitirá que Assú busque melhor posicionamento em rankings do Ministério do Turismo.

O convite para conhecer o São João de Assú, o mais antigo do mundo, também foi reforçado a Marcelo Taveira. “Tenho certeza que vai ser uma experiência incrível conhecer o nosso São João. O convite está feito”, afirmou Marcelo Galvão.

O inventário será enviado para a Câmara Municipal, rádios, TVs e estará disponível no site da Prefeitura de Assú, da Secretaria Municipal de Turismo e da UFRN.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/assu-inventario-turistico/