Ceará-Mirim registra queda de 14% em ocorrências de criminalidade em 2025

O município de Ceará-Mirim teve uma redução expressiva nos índices de criminalidade entre janeiro e abril de 2025. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), o município registrou uma queda de 14,5% nas ocorrências totais em comparação com o mesmo período de 2024 — foram 672 casos neste ano, contra 786 no anterior.

O destaque vai para os crimes violentos contra o patrimônio, que caíram 55,8%, e para os crimes violentos letais intencionais (como homicídios), que passaram de 8 para apenas 3 casos — o menor número desde 2011.

A gestão do prefeito Antônio Henrique (PSD) atribui o avanço aos investimentos na Guarda Municipal, com novas viaturas, armamentos, equipamentos e capacitação dos agentes. “Reforçamos a estrutura da segurança e os resultados estão aparecendo. Seguiremos firmes para manter Ceará-Mirim no rumo da paz”, afirmou o prefeito.

Leia também: Prefeito de Ceará-Mirim assina decreto que prevê emissão de alvarás em até 24h

Dados estaduais

O Rio Grande do Norte foi o estado que mais conseguiu reduzir a violência entre os anos de 2022 e 2023 em todo o País, queda de 18,8%. O Dados são inéditos e estão no Atlas da Violência 2025 (que traz o recorte de 10 anos, entre 2013 e 2023). A publicação foi divulgada na manhã desta segunda-feira 12 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Segundo o anuário, Paraná (-15,2%) e Amazonas (-13,4%) vêm em segundo e terceiro no ranking de estados que mais conseguiram diminuir os casos de homicídio no período. Os estados com maior incremento na violência letal foram Amapá (41,7%), Rio de Janeiro (13,6%) e Pernambuco (8%).

Em números absolutos, 1.167 pessoas foram vítimas de homicídio em território potiguar no ano de 2022, contra 955 mortes registradas ao longo do ano passado, ou seja, 212 vítimas a menos (- 18,2%). Com relação à taxa de homicídio, índice que é calculado proporcionalmente de acordo com a população, o RN reduziu de 32,5 para 26,4 mortes por cada grupo de 1.000 habitantes, o que representa uma queda de 18,7%, exatamente a melhor redução do país.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/ceara-mirim-queda-14-criminalidade/